Conheça as doenças que podem ser tratadas com aromaterapia

doenças que podem ser tratadas com aromaterapia

Como já vimos anteriormente, a aromaterapia se define pelo uso de óleos essenciais que, por meio da estimulação do olfato, pode trazer grandes benefícios ao organismo.

Mas você sabe quais são as doenças que de fato podem ser tratadas – e até mesmo curadas – por meio dessas essências fantásticas? Vamos conhecê-las a seguir.

Doenças que são tratadas pela aromaterapia

Esses benefícios que veremos a seguir se devem a pelo menos três possibilidades de aplicação dos óleos: primeiramente, por meio de massagem, pois a pele absorve muito bem; via aquecimento e liberação dos aromas – especialmente em réchauds –; ou ainda como compressa, embebida de óleo. Seja qual for a sua opção de uso, vejamos quais doenças podem ser combatidas com esse procedimento simples.

Acne

Os óleos podem ser aplicados como verdadeiros tratamentos de pele, para diminuir a produção de sebo, na derme. Para eliminar as famosas espinhas, o ideal são os óleos de bergamota ou lavanda, com ação bactericida e adstringente. Outra opção é o óleo de gerânio, que equilibra a oleosidade cutânea.

Herpes

Ao surgirem os primeiros sinais, deve-se aplicar a mistura a seguir: 6 gotas de óleo de bergamota ou eucalipto, com 5 ml de álcool. Isso feito regularmente, impede o surgimento de novas bolhas provocadas por herpes.

Alergia

Camomila ou lavanda são as opções de óleos para quem deseja ter controle sobre alergias das mais variadas. Compressas, inalações ou até banhos são formas de utilização dos óleos, para que você diga adeus a essa situação. Sândalo, bergamota, jasmim e rosa também são alternativas, mais específicas.

Ansiedade

Rosa, jasmim e lavanda são sedativos, verdadeiros calmantes naturais.

Artrite

Massagear ou tomar banho com óleo essencial de limão é uma excelente forma de minimizar os efeitos da artrite em suas articulações.

Asma

Lavanda e bergamota são essências importantes para ajudar a combater a asma, curando, inclusive, uma série de outros problemas respiratórios.

Bronquite

Óleos de lavanda ou eucalipto são interessantes para tratar bronquites, proporcionando alívio rápido da sensação de “entupimento” e falta de ar. Para casos mais graves, óleo de sândalo ajuda a promover uma limpeza de pulmões.

Rugas

Sim! Até mesmo as rugas de expressão podem ser tratadas com aromaterapia! Basta aplicar óleos de rosa e/ou jasmim, que são excelentes restauradores de células, garantindo a juventude renovada da pele.

Como podemos ver, são várias as possibilidades de cura via aromaterapia. Não deixe de aproveitar a possibilidade de ajudar a sua saúde através dos aromas que vem da natureza!

Leia também: Aromaterapia: perfumes e aromas que favorecem o bom humor

Fonte foto: cvbsp.org.com