Veganos fedem menos? 


Alguém já se perguntou se veganos fedem mais, igual ou menos que os carnívoros?

A alimentação pode ter muita relação com alguns odores normais do corpo humano, como suor e hálito, além do odor nas excreções como urina, fezes e gases. Nesse sentido, é possível supor que mudar radicalmente a dieta –  como no caso de quem torna-se vegano – pode impactar também no cheiro corporal.

Mas será que isso acontece?

Algumas pesquisas sugerem que sim e, mais, que veganos podem cheirar melhor. Porém, muita calma nessa hora, porque tudo depende de uma série de fatores. Quer saber mais? Confira abaixo.

Veganos têm cheiro mais agradável…

Um estudo de 2006, publicado na Chemical Senses, mostrou que homens que comem carne tem um odor menos agradável do que aqueles que não comem. Embora seja uma amostra pequena, a pesquisa dá pistas sobre essa questão.

O levantamento foi feito com 17 homens que foram separados em grupos dos que comem carne e dos que não comem. Posteriormente, voluntárias “avaliaram” o odor e preferiram o do grupo vegano.

A carne pode, realmente, provocar esse odor maior, pois contém enxofre, um composto que influencia nos cheiros corporais. Os ácidos graxos que a carne contém também podem chegar ao suor e provocar o cheiro ruim, de acordo com o estudo.

No entanto, as coisas não são tão simples.

Desde que não comam esses alimentos

Alguns vegetais, por exemplo, também contêm enxofre, e podem afetar o odor dos veganos. É o caso dos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve, também do alho, cebola, aspargos e de temperos, como cominho e curry.

Quem exagera no açúcar e nos carboidratos refinados também pode sofrer com o odor ruim, pois tais compostos podem alterar a composição da transpiração. O acetato contido no álcool também pode influenciar no hálito – como é facilmente comprovado por quem está perto de quem bebeu demais – e no suor.

Veganos costumam aumentar a ingestão de fibras e isso pode resultar em gases. Não há consenso se uma dieta sem carne realmente melhore o odor relacionado aos gases, mas o fato é que quando há uma melhora alimentar pode ocorrer uma maior ocorrência de flatulências causadas pelas fibras.

O cheiro do pum tem a ver com a quantidade de enxofre presente na comida, então eliminar a carne, não evita o mau cheiro totalmente, pois existem inúmeros vegetais que contém o composto.

No caso do mau hálito, o enxofre é o inimigo novamente. Porém não só: os alimentos ricos em proteína costumam ficar presos nos dentes, o que atrai bactérias e contribuem para o mau cheiro na boca.

O veredicto

Vegano ou não, ninguém quer ficar fedendo, por isso é bom observar se o que come está afetando demasiado no odor e evitar tais alimentos, se for possível.

A higiene é fundamental, principalmente bucal: fio dental e escovação, inclusive a limpeza da língua, até para evitar cáries.

Se somos o que comemos, cheiramos o que comemos. E cheiro é como comida, cada um tem suas preferências.

Talvez te interesse ler também:

Suor e CC: como diminuir o mau cheiro no corpo

Descoberta a bactéria responsável pelo mau cheiro nas axilas

Cuide-se: bonito mesmo é ser saudável, diz pesquisa

Banhos de ervas, banho de cheiro: tradição terapêutica brasileira

Cheiro de suor: dos cientistas chega um novo desodorante para combater o CC

Como tirar cheiro de cigarro da boca, roupa e mãos

Cheiro de Suor em Crianças – O que Fazer?

Sândalo, um cheiro bom para a alma e a saúde




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...