Cuide-se: bonito mesmo é ser saudável, diz pesquisa


Mas afinal, o que é a beleza?

De acordo com estudo, bonito mesmo é ser saudável!

Embora a ideia de que exista um padrão objetivo de beleza permaneça controversa, alguns pesquisadores sugerem que características faciais consideradas atraentes podem, na verdade, ser indicadores de boa saúde.

Nesse contexto, os autores de um estudo publicado no Proceedings of the Royal Society Biological Science, forneceram evidências de uma ligação entre a

  • atratividade facial
  • e o funcionamento do sistema imunológico.

Quer dizer então que, ser atraente inclui cuidar de si mesmo!?

Beleza saudável

A pesquisa foi feita com 159 jovens adultos, cujas imagens foram avaliadas pela atratividade por 492 pessoas em pesquisas online.

Os participantes do estudo também realizaram uma série de testes para avaliar o estado de seu sistema imunológico, o nível de inflamação e sua saúde.

Resultados da pesquisa

Analisando os resultados, os autores descobriram que as pessoas cujos rostos eram vistos como atraentes tinham uma função imunológica relativamente mais saudável, especialmente no que diz respeito à imunidade a infecções bacterianas.

Por outro lado, não foi observada relação entre maior inflamação e atratividade dos participantes, sugerindo que a atração pelo rosto é um indicador melhor de um sistema imunológico eficiente do que a doença em si.

Mulheres x homens

O estudo também revelou algumas diferenças entre mulheres e homens, sendo que homens são mais propensos a serem considerados atraentes quando têm boa função imunológica.

Já as mulheres foram consideradas mais atraentes quando apresentaram menor suscetibilidade a infecções bacterianas.

Embora os resultados possam indicar que a atração por um rosto bonito pode estar ligada à fatores imunológicos que podem ser transmitidos, digamos, aos “futuros filhos”, isso não significa que não existam outros fatores que afetem a percepção individual de beleza.

Ter corpo e mente sãos é fundamental para emitir coisas boas para outras pessoas.

Cuidar de si mesmo é um passo para transparecer beleza, em todos os sentidos. Mas, lembre-se: o que vale realmente são as atitudes e a essência. Saiba diferenciar beleza externa x beleza interna.

Seja leve!

Talvez te interesse ler também:

Beleza interior existe e faz realmente a diferença

Os impactos da nossa beleza para o meio ambiente 

A beleza de dizer Obrigado! 

Jennifer Aniston e os seus mais sinceros segredos de beleza

Os estereótipos que consolidam um mito de beleza inalcançável para as mulheres 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...