Curry pode vir a combater o mal de Alzheimer

Curry pode curar o mal de Alzheimer

Curry para combater Alzheimer? Sim, segundo um novo estudo alemão; a característica mais picante do curry pode fazer com que haja uma regeneração mais rápida do cérebro. Ao menos, esses foram os resultados colhidos com experimentos, infelizmente, feitos com ratos.

O curry, ou caril, é uma mistura de diversas especiarias, já utilizado há muito na culinária europeia e asiática. Muito dos efeitos positivos da mistura se devem à presença da cúrcuma – ou açafrão-da-terra – que conta com um composto – tumerone aromático – que pode ter uma ação estimulante ao crescimento de células nervosas, que podem servir para reparar o cérebro.

A experiência com ratos

A experiência foi feita a partir do isolamento do tumerone aromático e a posterior injeção do composto no organismo dos ratos. Com o monitoramento do cérebro dos roedores, foi percebida uma atividade mais intensa na região cerebral responsável pela ampliação do número de células nervosas. Com isso, os cientistas observaram que isso pode ajudar o cérebro a se regenerar, após uma doença ou lesão.

Não há uma certeza de que as células-tronco neurais consigam reparar o cérebro, mas o crescimento das mesmas é capaz de desenvolvê-las mais rapidamente. Tal concentração pode vir a ter ação positiva sobre os neurônios.

Consequências do estudo

A dúvida que resta é saber se em humanos o efeito é similar. A grande esperança da ciência é que seja possível encontrar um modo de se elaborar remédios bem mais eficazes para o tratamento do Mal de Alzheimer, demência e outras doenças. Enquanto isso não se verifica, continuamos adorando essa especiaria colorida e saborosa :)

Leia também: Ranking dos Superalimentos que vão deixar você mais saudável

Fonte foto: wikipedia.org