Tatuagem colorida será proibida na UE para evitar danos à saúde

Tatuagem colorida será proibida na UE para evitar danos à saúde

Fazer tatuagens é algo tão comum que ninguém, ou quase ninguém, pensa nos riscos à saúde. No entanto, já faz algum tempo que especialistas e agências de saúde vêm divulgando pesquisas sobre os riscos causados pelas substâncias químicas contidas nas tintas utilizadas em tatuagens.

Nesse contexto, a União Europeia, com base em uma pesquisa da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), fez uma lista de componentes proibidos que constam na regulamentação REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) que a partir de amanhã, 04, não poderão mais ser usados nas tintas coloridas de tatuagens.

A justificativa para essa proibição  é a de que essas tintas contêm substâncias que podem causar danos à saúde, entre os quais, doenças como câncer e mutações genéticas.

As novas regras também estabelecem limites máximos da concentração de determinadas substâncias como:

  • alguns ácidos azóicos,
  • aminas aromáticas carcinogênicas,
  • hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs),
  • metais e
  • metanol.

A ECHA alegou que o objetivo dessa regulamentação não é proibir a tatuagem, mas sim torná-la segura, tanto para os que trabalham como tatuadores, quanto para as pessoas que querem se tatuar.

Com essa regulamentação, os fornecedores terão que encontrar produtos químicos aprovados pelo REACH e que sirvam para criar as cores empregadas comumente para fazer tatuagens.

Para que os fornecedores se adequem a essa regulamentação, foi dado o período de 1 ano para que possam alterar a formulação das tintas, antes dessa proibição entrar em vigor.

Vários dos aditivos químicos utilizados no preparo das cores já foram substituídos, porém, alguns estão sendo mais difíceis de encontrar, o que vem gerando descontentamento dos tatuadores e seus clientes.

Como visto, essa regulamentação exigirá paciência dos tatuadores e esforço dos fabricantes para se adequem à nova legislação.

No entanto a paciência é necessária para o bem de todos. Muitos profissionais não sabem que estão sendo expostos o tempo todo a metais pesados, acumulativos e perigosos. Já os tatuados estão injetando metais pesados diretamente na corrente sanguínea.

Contudo a proibição gera debate: muitos tatuadores temem que seus clientes procurem serviços duvidosos, fora da lei, e que sejam prejudicados.

Mas você que está no Brasil apenas pense: para o REACH, são 4.000 produtos químicos normalmente usados na tinta colorida da tatuagem que estão proibidas.

Leia mais:

Sobre esse assunto, talvez te interesse ler também:

Tatuagens Veganas: Beleza e Arte sem Crueldade Animal

Tatuagens: existem riscos para a saúde? 

Tatuagem: as consequências possíveis

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *