Celebridades assumem não tomar banho diariamente. O que você acha disso?

Celebridades assumem não tomar banho diariamente. O que você acha disso?

Pode parecer estranho para nós, brasileiros, ler que alguém não toma banho todos os dias. Na nossa cultura, banho é sagrado! Também é fácil entender por que somos tão adeptos aos banhos: no nosso país, faz calor a maior parte do ano.

Mas em outras partes do mundo é normal não se banhar todos os dias ou não usar sabonete quando se toma mais de um banho diário. Em uma entrevista, os atores Ashton Kutcher e Mila Kunis admitiram que apenas tomam banho quando há alguma “sujeira aparente” em seus corpos, além de não usarem sabão.

O casal famoso não é um único do time dos não adeptos ao banho diário e ao sabonete. Outro casal de atores, Dax Shepard e Kristen Bell, afirmam que seus filhos só tomam banho quando começam a feder.

Alguns especialistas veem essa prática como nociva ao nosso organismo, visto que a falta de higiene é uma porta de entrada para fungos e bactérias que podem se aproveitar de alguma ferida em nosso corpo, causando infecções.

O que dizem os especialistas

O dermatologista do Hospital do Servidor Público, Mario Cezar Pires, disse ao jornal Folha de S. Paulo que, apesar de a frequência do banho variar de acordo com a cultura de cada país, a recomendação é de que os banhos sejam diários e com o uso de sabonete, já que somente 65% da sujeira sai em um banho com água.

Outro especialista em pele consultado pela Folha, a dermatologista Regina Schechtman, explica que em países onde se faz mais frio pode-se optar por um banho a cada dois dias, mas nunca se deve ficar mais tempo do que isso sem se higienizar, “senão vamos ter um surto de piodermite, furúnculos e abcessos”.

O argumento das celebridades para evitar o banho diário com sabonetes é manter a hidratação natural da pele. Entretanto, o médico Tadeu Fernando Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que não há respaldo científico algum sobre isso, a não ser quando alguém toma banhos excessivamente, comprometendo a proteção natural da pele.

Que tipo de sabonete usar?

Com a pandemia do novo coronavírus, acendeu-se o debate sobre qual o melhor tipo de sabonete a ser usado no banho.

No Brasil, tradicionalmente usamos o sabonete em barra; na Europa e nos Estados Unidos é comum o uso do sabonete líquido. Nos últimos anos, tem-se popularizado o sabonete em barra ou sabonete sólido na Europa por ser mais amigável ao meio ambiente, já que sua embalagem não é plástica.

Embora alguns especialistas sugiram não compartilhar o sabonete em barra, o nível de contaminação por coronavírus é praticamente zero em tais casos. O que Pires recomenda é usar alguma substância com poder de limpeza, que nem precisa fazer espuma em abundância.

Para a Harvard, menos banho é mais!

Por outro lado, há quem defenda os males dos banhos diários. A Escola de Medicina de Harvard questiona a necessidade deles em um artigo no qual apresenta os impactos práticos do banho para a saúde. A pele normal e saudável mantém uma camada de óleo e um equilíbrio de bactérias “boas” e outros microorganismos. Removê-los com água quente pode provocar:

  • ressecamento, irritação e coceira na pele;
  • o ressecamento e as rachaduras na pele podem permitir que bactérias e alérgenos rompam a barreira natural de proteção da pele, permitindo que infecções cutâneas e reações alérgicas ocorram;
  • sabonetes antibacterianos podem matar bactérias normais, perturbando o equilíbrio dos microrganismos na pele e estimulando o surgimento de organismos mais resistentes e menos amigáveis, que são mais resistentes aos antibióticos.

Alguns pediatras e dermatologistas estadunidenses recomendam que crianças não tomem banhos diariamente para não reduzir a capacidade do seu sistema imunológico.

Uma alternativa para quem não quer deixar de tomar banho todos os dias mas, também, não quer correr o risco de perder suas “bactérias do bem” é focar em regiões do corpo onde se sua mais ou onde sujeiras se depositam mais.

Causa ambiental

A verdade é que aumenta o número de adeptos a não tomar banho diariamente, por causa ambiental. Isso porque, além da questão da saúde, tem-se desperdício de água e muita espuma indo ralo abaixo contaminando as águas. Sem falar na questão das embalagens, geralmente plásticas dos sabonetes líquidos.

Xampu sem água, desodorantes caseiros, deixar o próprio CC como perfume, deixar a pelagem nas axilas crescerem livres, assumir os cabelos brancos… Essas e outras modinhas parece que vieram para ficar, por um mundo menos arrumadinho, cheirosinho e perfeitinho, em busca de um estilo de vida mais natural.

O que você acha disso?

Talvez te interesse ler também:

Qual é a melhor hora para tomar banho? E com que frequência?

Tratamento antiestresse de 1 minuto, econômico e eficaz: banho de água fria!

Não consegue pegar no sono? Toma um banho quente!

Banho de floresta – uma prática curativa adotada pelos japoneses

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *