Surto de sarampo volta a assustar a população brasileira


Uma doença que já foi considerada quase erradicada voltou a causar preocupação no Brasil. O sarampo, que é causado por um vírus (o Measles morbillivirus) e provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos, voltou a aparecer, primeiramente em regiões do Norte e Nordeste e depois em São Paulo.

Não é somente em território brasileiro que a doença vem crescendo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), são 385 casos registrados em 11 países, em 2018. O Brasil é o segundo país com mais ocorrências, o primeiro é a Venezuela.

Os brasileiros não viam um caso de sarampo no país desde 2015.

Embora seja visto como uma doença que afeta, em sua maioria, o público infantil, o sarampo pode atingir pessoas de qualquer idade e ser até mais grave na vida adulta.

Como se transmite

O sarampo é transmitido pelas secreções das vias respiratórias, e passa de uma pessoa para outra com bastante facilidade.

É uma das doenças mais contagiosas e pode trazer consequências graves, caso atinja o pulmão ou o sistema nervoso central.

Sintomas

Entre os principais sintomas estão as manchas vermelhas que podem aparecer no corpo, além de sinais que lembram a gripe, como febre, tosse, mal-estar e perda de apetite, entre outros.

Prevenção

A forma mais eficaz de evitar a doença é a vacina, que tem 97% de eficácia e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Menores de 30 anos precisam tomar duas doses, os demais apenas uma, pois entende-se que pessoas nessa faixa etária já foram expostas ao vírus e uma dose é o suficiente.

Por isso é importante verificar pela caderneta de vacinação se já tomou as doses necessárias. Na dúvida, prefira tomar a vacina, pois ela praticamente não tem efeitos colaterais e pode salvar vidas.

Talvez te interesse ler também:

AS PRINCIPAIS AMEAÇAS PARA A SAÚDE EM 2019, SEGUNDO A OMS

PICADA DE COBRA: EPIDEMIA ESCONDIDA. NÚMEROS IMPRESSIONAM. MORTES E PARALISIAS

ALTA INCIDÊNCIA DE CÂNCER E MÁ-FORMAÇÃO EM CRIANÇAS NO MATO GROSSO: AGROTÓXICOS SUSPEITOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...