A história da máscara: convença quem ainda duvida da sua eficácia


Se antes as máscaras eram associadas aos profissionais de saúde, agora elas se tornaram indispensáveis como equipamento de proteção para qualquer pessoa.

Mas a história das máscaras é antiga e conhecê-la, talvez, convença quem ainda duvide de sua importância a reconhecer que ela é um item de proteção inquestionável.

A BBC fez uma reportagem para contar a história das máscaras e e o uso delas pela humanidade em momentos de crise há 500 anos.

Nós fizemos um resumo, leia AQUI a reportagem completa.

Peste negra

No século XIV, a Europa foi varrida pela peste negra, que matou cerca de 25 milhões de pessoas em quatro anos, entre 1347 e 1351. Foi com esse evento que a máscara médica foi criada.

Os especialistas da época acreditam que a doença se propagava pelo ar, por isso eles tiveram a ideia de que era necessário cobrir o rosto. Para se protegerem, eles usavam até buquês de flores.

Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial do século XVIII, dá-se início ao aumento da poluição atmosférica com o advento das máquinas a vapor. Em Londres, berço da revolução, o ar se tornou irrespirável à medida em que as inúmeras fábricas que eram abertas jogavam no ar uma fumaça tóxica e as famílias usavam como fogo o carvão.

A combinação de fumaça e névoa, típica dessa época em Londres, ocorria devido ao tempo frio prender o ar estagnado sob uma camada de ar quente, agravando problemas respiratórios e cardiovasculares e causando irritação nos olhos.

Só mais tarde, já na década de 1930, é que as máscaras “antipoluição” passaram a tornar-se comuns no rosto das pessoas.

Gripe Espanhola

A pandemia do século XXI tem sido muito comparada com a Gripe Espanhola, que tornou-se uma pandemia no final da 1ª Guerra Mundial.

Foi assim denominada porque os primeiros registros de casos ocorreram na Espanha – como, hoje, alguns vêm se referindo pejorativamente ao Sars-Cov-2 como “vírus chinês”.

A Gripe Espanhola provocou a morte de 50 milhões de pessoas. Especula-se que os soldados, ao retornarem da guerra, ajudaram a disseminar o vírus.

As empresas de transporte, como tentativa de impedir a propagação do vírus, obrigavam seus funcionários a usarem coberturas faciais.

As pessoas, em geral, também foram orientadas a “usar uma máscara e salvar sua vida”, improvisando com gaze ou qualquer tipo de trapo.

Covid-19

Agora, está sendo novamente exigido da humanidade o uso de máscara, único instrumento eficaz para nos proteger do novo coronavírus. Com a vacinação sendo feita a passos lentos na maioria dos países do mundo, a máscara e o isolamento social são as únicas medidas ao nosso alcance para que nos protejamos.

A ciência e a história mostram o quanto a máscara tem sido indispensável em vários momentos de crise sanitária como forma de proteção. Negar isso é como abrir o peito para receber a morte.

Talvez te interesse ler também:

Ser contra o lockdown é diferente de ser contra a máscara

Veja por que você deve cortar as alcinhas da sua máscara

Máscaras de pano funcionam bem, mas só se lavadas corretamente




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...