A equação matemática da felicidade

A equação matemática da felicidade

Para prever a felicidade basta apenas uma equação matemática? Pesquisadores da University College London (UCL) desenvolveram uma equação que foi utilizada para calcular a felicidade de mais de 18.000 pessoas em todo o mundo. Os resultados mostraram que a felicidade não tem a ver apenas com o que acontece a cada momento, mas sobretudo se as coisas estão indo melhor do que se poderia esperar.

A nova equação calcula cuidadosamente o nível de felicidade das pessoas, em função dos recentes acontecimentos, tais como reconhecimentos obtidos ou expectativas associadas a uma decisão. Os cientistas mostraram que o dinheiro recebido durante o experimento não foi um bom indicador da felicidade.

Em vez disso, a felicidade do momento depende das expectativas e resultados alcançados conforme nossas escolhas e ações. O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science, investigou a relação entre felicidade e recompensas nos processos que afetam o sistema nervoso quanto às mudanças no estado de humor.

Os cientistas acreditam que quantificar estados subjetivos da mente de uma forma matemática pode ajudar os médicos a entenderem melhor os transtornos de humor. Especialmente em como o humor pode oscilar em função de pequenos eventos, por exemplo, as vitórias e derrotas em jogos online. Além disso, esperam que o estudo possa levar à identificação de novos tratamentos àqueles que sofrem de distúrbios do humor. Para a realização do estudo, os pesquisadores da UCL desenvolveram o aplicativo The Great Brain Experiment. Desse modo conseguiram que uma única equação pudesse prever a felicidade de milhares de pessoas.

Demonstrou-se que as expectativas desempenham um papel crucial na determinação da felicidade, enquanto contam muito menos salário e benefícios econômicos. Pode parecer estranho, mas os cientistas alegam que ter expectativas mais baixas pode levar a um nível maior de felicidade. A razão é muito simples: o risco de se decepcionar é menor e a possibilidade de se alcançar os resultados desejados é maior. Ser feliz pode ser simples assim :)