Cérebro fantástico! Depois da morte, ainda funciona. O estudo


Alguns cientistas descobriram que o cérebro funciona ainda por algum tempo depois que o coração para: isso significa que, por alguns momentos, teríamos a consciência de estar morto.

Existe vida após a morte? Por algum tempo, sim. O tempo suficiente para que o cérebro funcione por mais alguns momentos, em uma espécie de “purgatório” no qual, por outro lado, o resto do corpo está sem vida. Uma post mortem animada, em suma, em que poderíamos muito bem ter a consciência de que morremos. E amém.

É o que dizem os pesquisadores da Stony Brook University School of Medicine, em Nova York, segundo os quais o cérebro humano ainda funciona após a morte pois, por alguns segundos após o coração parar de bater, a atividade cerebral ainda permanece presente.

Isso significaria que um paciente que sofreu parada cardíaca estaria plenamente ciente do que está acontecendo ao seu redor, porque a sua consciência continua a funcionar. Ou seja, por um curto período após a morte cardíaca, a pessoa seria “aprisionada” dentro de seu próprio corpo – morta – mas com o cérebro ainda ativo.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas investigaram pessoas que sobreviveram a uma parada cardíaca e, em particular, a percepção que elas tiveram nos momentos imediatamente anteriores ao momento do “retorno à vida”.

“Aqueles que sofreram uma parada cardíaca, mas conseguiram sobreviver, são capazes de descrever com muita precisão o que aconteceu ao redor deles enquanto o coração deles parou de bater”, explicou o Dr. Sam Parnia e sua equipe da Stony Brook University.

De acordo com as declarações de Parnia, essas pessoas das quais a pesquisa fora baseada, disseram que elas puderam ver os médicos e enfermeiros ao redor delas e também ouvirem suas conversas.

Por que estudar isso? Dessa forma, dizem os cientistas, a qualidade da reanimação poderia ser melhorada e as lesões cerebrais poderiam ser melhor prevenidas.

Enquanto isso, quanta angustia te dá saber que no momento em que o coração para de bater, nosso cérebro consegue permanecer ativo por algum tempo?

Talvez te interesse ler também:

SIGNIFICADOS DA MORTE: É PRECISO FALAR SOBRE A MORTE PARA ACEITÁ-LA COMO DADO NATURAL DA VIDA

URNAS BIODEGRADÁVEIS PROPÕEM VIDA APÓS A MORTE

EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE: O QUE É E O QUE RELATA QUEM PASSOU POR ISSO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...