Cérebro fantástico! Depois da morte, ainda funciona. O estudo

  • atualizado: 
Cérebro fantástico

Alguns cientistas descobriram que o cérebro funciona ainda por algum tempo depois que o coração para: isso significa que, por alguns momentos, teríamos a consciência de estar morto.

Existe vida após a morte? Por algum tempo, sim. O tempo suficiente para que o cérebro funcione por mais alguns momentos, em uma espécie de "purgatório" no qual, por outro lado, o resto do corpo está sem vida. Uma post mortem animada, em suma, em que poderíamos muito bem ter a consciência de que morremos. E amém.

É o que dizem os pesquisadores da Stony Brook University School of Medicine, em Nova York, segundo os quais o cérebro humano ainda funciona após a morte pois, por alguns segundos após o coração parar de bater, a atividade cerebral ainda permanece presente.

Isso significaria que um paciente que sofreu parada cardíaca estaria plenamente ciente do que está acontecendo ao seu redor, porque a sua consciência continua a funcionar. Ou seja, por um curto período após a morte cardíaca, a pessoa seria "aprisionada" dentro de seu próprio corpo - morta - mas com o cérebro ainda ativo.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas investigaram pessoas que sobreviveram a uma parada cardíaca e, em particular, a percepção que elas tiveram nos momentos imediatamente anteriores ao momento do "retorno à vida".

"Aqueles que sofreram uma parada cardíaca, mas conseguiram sobreviver, são capazes de descrever com muita precisão o que aconteceu ao redor deles enquanto o coração deles parou de bater", explicou o Dr. Sam Parnia e sua equipe da Stony Brook University.

De acordo com as declarações de Parnia, essas pessoas das quais a pesquisa fora baseada, disseram que elas puderam ver os médicos e enfermeiros ao redor delas e também ouvirem suas conversas.

Por que estudar isso? Dessa forma, dizem os cientistas, a qualidade da reanimação poderia ser melhorada e as lesões cerebrais poderiam ser melhor prevenidas.

Enquanto isso, quanta angustia te dá saber que no momento em que o coração para de bater, nosso cérebro consegue permanecer ativo por algum tempo?

Talvez te interesse ler também:

SIGNIFICADOS DA MORTE: É PRECISO FALAR SOBRE A MORTE PARA ACEITÁ-LA COMO DADO NATURAL DA VIDA

URNAS BIODEGRADÁVEIS PROPÕEM VIDA APÓS A MORTE

EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE: O QUE É E O QUE RELATA QUEM PASSOU POR ISSO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!