Cirurgiões mostram os pulmões carbonizados de um fumante que morreu aos 52 anos. Ele queria doar órgãos


Se você está tentando parar de fumar, aqui está um vídeo que pode mudar sua vida para melhor. Perceba o que você está fazendo com seus pulmões a cada vez que engole fumaça… e diga de uma vez por todas adeus ao cigarro!

No vídeo que viralizou com mais de 25 milhões de visualizações, é possível ver os pulmões enegrecidos de um fumante que decidiu doar seus órgãos após sua morte, ocorrida aos 52 anos. Os pulmões foram removidos pelo Dr. Chen Jingyu e pela equipe de transplante do hospital público de Wuxi, Província de Jiangsu, China.

O paciente, que não foi submetido a uma tomografia computadorizada antes de sua morte, “foi declarado com morte cerebral e seus pulmões foram doados logo em seguida”, de acordo com a declaração do Dr. Chen à AsiaWire e relatada pelo The Sun.

pulmoes fumante cirurgia

Mas, dada a terrível condição dos pulmões, o Dr. Chen não pôde reutilizá-los, pois estava obviamente danificado pela fumaça absorvida em 30 anos. De fato, a equipe encontrou calcificação pulmonar e enfisema pulmonar, doença que inflama seriamente os órgãos, levando-os a se expandir e a sofrer de problemas respiratórios e outros distúrbios parcialmente atribuíveis ao abuso de tabaco:

“Os testes iniciais do índice de oxigenação foram bons, mas quando coletamos os órgãos, percebemos que não poderíamos usá-los”.

Segundo o Dr. Chen, “muitos fumantes neste país”, referindo-se à China, “têm pulmões assim. Nossa equipe decidiu rejeitar esses pulmões para o transplante“, especificando:

“Se você é um grande fumador, seus pulmões podem não ser aceitos, mesmo se você decidir doá-los após a morte.”

Isso não significa que todos os pulmões dos fumantes sejam rejeitados, como declarado pelo próprio médico, apenas que eles devem cumprir alguns requisitos fundamentais:

“Nós, chineses, gostamos de fumar. Seria impraticável dizer que não aceitamos pulmões de fumantes, mas existem padrões rígidos. Isso inclui pulmões com menos de 60 anos de idade em um paciente que foi declarado recentemente apenas clinicamente morto; até infecções pulmonares leves e radiografias relativamente limpas são aceitáveis. Se as condições acima forem atendidas, consideraremos o transplante de pulmão”.

E embora nem todos os pulmões dos fumantes estejam em condições semelhantes e, portanto, inutilizáveis, o abuso prolongado pode levar a essas terríveis e preocupantes consequências. Não é por acaso que o Dr. Chen Jingyu perguntou a todos os fumantes:

“olhe para esses pulmões, você ainda tem coragem de fumar?”

Infelizmente, segundo a OMS, apesar da porcentagem de pessoas que fumam ter diminuído em muitas partes do mundo, em números absolutos há mais fumantes do que nunca. Sem mencionar que fumar, além de prejudicar a saúde, tem um impacto muito sério também para o meio ambiente.

Esperamos que o vídeo chocante dos pulmões enegrecidos faça você parar de fumar de uma vez por todas.

Talvez te interesse ler também:

BITUCA DE CIGARRO EM PRIMEIRO LUGAR ENTRE OS RESÍDUOS DO OCEANO: POLUEM MAIS QUE PLÁSTICO

MÃE PÁSSARO ALIMENTA SEU BEBÊ COM UMA GUIMBA DE CIGARRO: UMA IMAGEM SÍMBOLO DA NOSSA CRISE AMBIENTAL

PARAR DE FUMAR É POSSÍVEL COM ESTES 10 REMÉDIOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...