Imagens chocantes nos maços de cigarros realmente funcionam? Veja o que diz um estudo


Um estudo sem precedentes analisou pela primeira vez o impacto das imagens fortes que aparecem nos pacotes de cigarro e de tabaco nos últimos anos, na tentativa de desencorajar as pessoas a fumarem. Será que essa estratégia funciona?

Isso é o que tentaram descobrir os pesquisadores da Universidade James Cook, revelando que apenas os fumantes adolescentes são desencorajados por avisos gráficos, enquanto o impacto é menos funcional em pessoas mais velhas. Esta, em todo caso, continua sendo uma excelente notícia (mesmo que pela metade), pois é realmente importante que o impacto tenha sido maior apenas sobre os mais jovens, já que a maioria dos fumantes adultos começou o vício durante a adolescência.

Fumar ainda mata cerca de sete milhões de pessoas por ano. Além disso, é incrivelmente perigoso e a dependência da nicotina durante os anos de formação está ligada a riscos mais significativos para a saúde a longo prazo, bem como à produtividade e à expectativa de vida”.

Pesquisadores analisaram dados de estudos anteriores, envolvendo um total de cerca de 16.000 pessoas em todo o mundo, com idades entre 11 e 19 anos, medindo o impacto das advertências nos maços de cigarros. Nenhuma revisão havia focado nos efeitos desse tipo de intervenção em adolescentes.

“Descobrimos que as advertências gráficas aumentaram a conscientização dos adolescentes sobre os perigos do uso do tabaco, embora houvesse uma variação significativa entre os adolescentes no tipo de advertência que eles respondiam melhor”, disse Aaron Drovandi, chefe do estudo.

Quais imagens chocantes “funcionaram” mais?

As imagens percebidas como particularmente eficazes para adolescentes, foram as que continham advertências gráficas demonstrando câncer de pulmão, doenças bucais e danos fetais. Além disso, imagens gráficas de efeitos externos eram mais chocantes do que a presença de pessoas reais nos avisos.

“A embalagem simples reduziu a atratividade dos maços de cigarros e as com cores mais escuras provaram ser as mais eficazes. Isso também aumentou a visibilidade das advertências de saúde”, acrescenta Drovandi.

Enquanto isso, os fabricantes de cigarros continuam seu recrutamento para criar a nova geração de fumantes, vital para a sobrevivência da própria indústria…

Como acabar com o vício de fumar

Em nossa humilde opinião, é preciso fazer com que seja proibido fumar em todo e em qualquer espaço público. Quem quiser fumar, que fique à vontade… em sua própria casa, dentro do seu quarto. Fumo passivo, cheiro de cigarro, poluição e fumaça… ninguém merece! Já temos bastante poluição para eliminar.

Talvez te interesse ler também:

DISNEY VAI PROIBIR ÁREA PARA FUMANTES EM TODOS OS SEUS PARQUES

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA DEIXAR DE FUMAR

COMO SÃO OS PULMÕES DE UM FUMANTE? VÍDEO CHOCANTE FARÁ VOCÊ PENSAR SERIAMENTE EM PARAR DE FUMAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...