Como usar o chá de hibisco para emagrecer?


Emagrecer é sem dúvida um dos principais objetivos da maioria das pessoas e, quando podemos contar com a ajuda de substâncias naturais então, fica mais fácil atingi-lo. A boa notícia é que existem várias opções naturais para ajudar nessa missão e o melhor, nem todas precisam ter um gosto ruim para fazer o mesmo efeito.

É o caso do hibisco, cujo chá é extraído do caule do botão seco da flor chamada Hibiscus sabdariffa. O chá de hibisco tem se tornado um excelente aliado no emagrecimento, pois está comprovado que suas propriedades naturais aceleram o metabolismo favorecendo a queima de gorduras.

Isso ocorre devido à grande quantidade de flavonóides, antioxidantes e ácidos graxos presentes na planta. Além da queima de gordura, as propriedades anti-inflamatórias do chá de hibisco previnem a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo ainda mais para a perda de peso.

Dentre os flavonóides presentes na planta, a quercetina é a que proporciona a ação diurética e a antocianina evita o acúmulo de gordura, auxiliando também na manutenção do colesterol, aumentando o bom e diminuindo o ruim.

Ainda sobre os antioxidantes, graças aos polifenóis presentes na planta, estudos comprovam a eficácia do chá de hibisco não só no controle da obesidade, mas também na melhora da esteatose hepática em humanos.

O ESTUDO

Segundo estudo realizado pela Universidade de Medicina de Chung-Shan, em Taiwan, pessoas com idade entre 18 a 65 anos e IMC (índice de massa corpórea) maior ou igual a 27, foram submetidas a testes durantes 12 semanas.

No caso foi oferecido o extrato de Hibiscus sabdariffa e, após esse período, os resultados mostraram que essas pessoas tiveram redução de peso corporal, IMC, gordura corporal e da relação cintura-quadril. Sim, elas conseguiram diminuir o volume do abdômen!

Mas além disso, a principal constatação foi a de que o consumo do extrato de hibisco melhorou significativamente os níveis de esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, tudo isso sem causar nenhum efeito adverso nos voluntários testados.

Com isso os pesquisadores puderam constatar que o extrato de hibisco pode atuar como um importante aliado na prevenção da obesidade e do excesso de gordura no fígado. Claro que, apesar de todas essas constatações científicas, é importante lembrar que a inclusão do hibisco no consumo diário, seja em forma de extrato ou chá, deve ser concomitante a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercícios físicos.

COMO USAR O CHÁ DE HIBISCO PARA EMAGRECER?

Nenhum chá faz milagre para emagrecer, até mesmo o de hibisco que possui aroma e sabor agradáveis. No entanto, caso queira aproveitar bem os benefícios do chá de hibisco para ajudar no emagrecimento, temos algumas sugestões poderosas que acrescentam ingredientes potenciais na queima de gordura, além do próprio hibisco.

É o caso do gengibre e da canela, pois ambos possuem propriedades termogênicas e também ajudam a acelerar o metabolismo, além de desintoxicar o corpo e fortalecer o sistema imunológico.

Por isso, vamos às receitas:

AS RECEITAS DE CHÁ DE HIBISCO

Chá de hibisco com gengibre e limão siciliano

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de hibisco (prefira os caules do botão seco da flor e não o pó)
  • 1 colher (sopa) de chá mate
  • 1 pedaço de gengibre
  • ½ limão siciliano
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

  • Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250 ml de água
  • Após esse período, desligue o fogo, acrescente o hibisco e o chá mate e abafe por 5 minutos
  • Coloque o limão espremido quando for tomar e, se necessário, adoce com mel

Chá de hibisco com canela e gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 2 colheres (chá) de hibisco
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de preparo:

  • Ferva a água e depois coloque na xícara juntamente com o hibisco, a canela e o gengibre, deixando descansar por 5 minutos
  • Após esse período, é só coar e o chá estará pronto para servir.

Lembrando que a maneira correta de preparar o chá de hibisco é utilizando o caule das flores secas, pois quando a planta é triturada e transformada em pó para serem comercializadas nos saquinhos industrializados, muitas de suas propriedades são perdidas.

TEM CONTRAINDICAÇÃO?

Apesar do estudo citado acima, não ter demonstrado efeitos adversos nas pessoas submetidas ao consumo do extrato de hibisco, quando se trata do chá, é recomendado ter cuidado com relação ao excesso, pois devido ao fato de ser diurético, pode provocar a perda de minerais como cálcio e potássio na urina.

Mulheres gestantes e lactantes não devem se preocupar com a perda de peso, por isso devem evitar o consumo de chá de hibisco com este fim, pois ele pode afetar a regulação dos hormônios, em especial o estrogênio.

Caso tenha dúvidas com relação aos efeitos colaterais que o chá de hibisco possa trazer para o seu organismo, orientamos que consulte um médico ou nutricionista antes de consumi-lo pela primeira vez.

Salvas estas condições, recomendamos que aproveitem bem os benefícios do chá de hibisco não só para o emagrecimento, mas também como alternativa de bebida saudável tanto em dias frios como quentes.

Talvez te interesse ler também:

CHÁS DETOX → QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

10 CHÁS DIURÉTICOS E QUE AJUDAM A EMAGRECER

BEBER CHÁ QUENTE DURANTE AS REFEIÇÕES FAZ BEM? AJUDA A EMAGRECER?




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...