Cúrcuma preciosa também contra o glaucoma: em breve um colírio feito desta especiaria


Não tem fim a longa lista de propriedades preciosas que a cúrcuma tem. De fato, a curcuminam, o princípio ativo do qual ela é composta também seria capaz de reduzir a perda de células da retina. Daí a hipótese da criação de um futuro colírio que possa ser usado para tratar os estágios iniciais do glaucoma.

Tal mérito fora verificado por cientistas da University College e da Imperial College London, que, em um estudo publicado na revista Scientific Reports, confirmou que a cúrcuma também pode ajudar a tratar um grupo de doenças oculares que danificam os nervos ópticos causando a perda de visão.

Uma especiaria de propriedades fantásticas, portanto, que funciona como desintoxicante e como agente de cura, é um aliado para a mente, diminui o risco de incorrer em doenças cardiovasculares e pode ser considerado como um anti-inflamatório natural que ainda combate a periodontite e a artrite reumatóide.

A pesquisa mostrou que administrando a curcumina diretamente na região posterior do olho usando gotas oftalmológicas pode reduzir a perda de células da retina, o que é reconhecido como um sinal precoce de glaucoma.

“A curcumina é um composto incrível que se mostrou promissor na detecção e tratamento da neurodegeneração implicadas em muitas condições dos olhos e do cérebro, do glaucoma à doença de Alzheimer, então administrá-lo facilmente em colírios pode acabar ajudando milhões de pessoas” disse a autora do estudo Francesca Cordeiro, da Universidade da Inglaterra, em Londres.

Mas, uma vez que a curcumina tem fraca solubilidade, não se dissolve facilmente e é absorvida pela corrente sanguínea, a administração oral é difícil. É por isso que os pesquisadores pensaram na introdução da curcumina em colírios, de modo a aumentar em quase 400 mil vezes a solubilidade do composto, e sem efeitos colaterais.

Além de ser um tempero muito versátil na cozinha, a cúrcuma se confirma cada vez mais como um poderoso remédio natural.

Sobre esta maravilha da natureza, leia também:

CÚRCUMA: FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E PROTEGE CONTRA INFECÇÕES

CÚRCUMA, TAMBÉM COMBATE ARTRITE REUMATÓIDE E PERIODONTITE. NOVO ESTUDO

10 IDEIAS PARA INSERIR A CÚRCUMA NO TEU DIA A DIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...