Borderline: O que é, Características e Tratamentos


O Transtorno de Personalidade Borderline recebe esse nome porque foi Adolf Stern, psicanalista, quem primeiro cunhou o termo “personalidade borderline” em 1983. Ele o utilizou para descrever pessoas com personalidade limítrofe entre a neurose e a psicose.

A personalidade é o jeito de uma pessoa ser, o que resulta de um conjunto de fatores inatos ou adquiridos durante a vida. Esses fatores contribuirão para o estabelecimento de um padrão de comportamento humano, determinando o modo de uma pessoa ser, pensar, agir, sentir e se relacionar.

Quando a personalidade sofre o efeito de um transtorno, como o do Borderline, o indivíduo fica prejudicado em sua expressão com o mundo externo, tornando-se uma pessoa com dificuldade de se expressar; interagir e se relacionar com outras pessoas.

Saiba mais sobre esse transtorno para entender melhor a si e aos outros.

O que é Borderline?

Depois de Stern, o termo “organização da personalidade limítrofe” foi cunhado por Otto Kernberg em 1975 para descrever um padrão consistente de funcionamento e comportamento caracterizado por instabilidade e uma organização psicológica perturbada. Esse padrão inclui sintomas como flutuações intensas de confiança e desespero, uma autoimagem instável, mudanças rápidas de humor, medo de abandono e rejeição, tendência para pensamentos suicidas e automutilação, e às vezes sintomas psicóticos transitórios. Tais características são reconhecidas nas classificações psiquiátricas contemporâneas.

O Transtorno de Personalidade Borderline ou Limítrofe, que alguns chamam de Síndrome de Borderline,  é, portanto, um distúrbio mental, que tem como características instabilidade emocional, oscilação de humor, comportamento impulsivo e inconstante, baixa autoestima e distorção da autoimagem.

Uma pessoa pode desenvolver uma personalidade Borderline em qualquer fase de sua vida, bastando ter propensão e um gatilho emocional para isso.

A seguir serão listados alguns fatores que contribuem para a manifestação desse distúrbio.

Causas

Esse transtorno de personalidade pode ser causado por:

  • A privação e a instabilidade nos relacionamentos provavelmente promovem o desenvolvimento da personalidade limítrofe.
  • Experiências traumáticas na infância ou em outra fase da vida, podem desencadear essa síndrome, dependendo da sensibilidade e predisposição mental e emocional da pessoa.
  • Separações bruscas de entes queridos, seja por rompimento afetivo ou morte, que causaram muita dor e sofrimento.
  • Bullyingabuso psicológico ou sexual, em algum momento da existência do indivíduo
  • Vivência de situações de terror e pânico, que deixaram marcas emocionais muito fortes e profundas
  • Problemas neurológicos que possam causar alguma disfunção cerebral relacionada a emoções.

Critérios para diagnóstico

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), estes são os critérios usados para diagnosticar uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline:

  1. Padrões instáveis e intensos de relacionamentos interpessoais, caracterizados por alternância entre idealização e desvalorização de outras pessoas.
  2. Autoimagem instável, identidade perturbadora ou sintomas dissociativos.
  3. Impulsividade em áreas potencialmente prejudiciais, como gastos excessivos, sexo desprotegido, abuso de substâncias, comportamento alimentar inadequado ou direção imprudente.
  4. Comportamentos recorrentes de autolesão, suicídio ou ameaças suicidas.
  5. Flutuações intensas de humor, episódios frequentes de irritabilidade, raiva intensa e dificuldade em controlar a raiva.
  6. Sentimentos crônicos de vazio.
  7. Medo intenso de abandono real ou imaginado, podendo levar a esforços desesperados para evitar o abandono.
  8. Raiva inadequada, desproporcional e intensa ou dificuldade em controlar a raiva.
  9. Ideias paranoides transitórias ou sintomas dissociativos severos em situações de estresse.

O diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline requer a presença de pelo menos cinco dessas características, que devem estar presentes na maioria das áreas da vida, e o padrão de comportamento deve ser estável e duradouro.

Não julgue, pois somente um profissional de saúde mental qualificado deve fazer o diagnóstico com base em uma avaliação clínica abrangente.

Como reconhecer um Borderline?

Reconhecer traços borderline é útil não para julgar, mas para entender o outro e a nós mesmos. Dependendo do grau (leve, moderado ou grave) dos “sintomas”, podemos ou devemos procurar ajuda.

O Transtorno de Personalidade Borderline está muito associado a prejuízos significativos nas relações. Os “Borders” têm muita dificuldade em manter relacionamentos estáveis em decorrência da instabilidade pessoal e emocional deles. Contudo, pessoas com esse transtorno podem se dar muito bem em carreiras solitárias (pesquisadores, escritores, etc).

Geralmente, assim como em tantos outros distúrbios de personalidade, é quando as pessoas começam a ter prejuízos pessoais, sociais e ocupacionais que elas percebem o problema e buscam ajuda.

Tipos de Borderline

O (DSM-5) não categoriza subtipos específicos dentro do Transtorno de Personalidade Borderline. Mesmo assim, existem 4 tipos amplamente aceitos pelos profissionais de saúde. São eles:

  1. Desencorajado
  2. Impulsivo
  3. Petulante
  4. e Autodestrutivo.

Saiba mais:

Diagnóstico e tratamento para Borderline

Não existe cura, e sim, tratamento. Não há doença, e sim, transtorno de personalidade, por isso, o tratamento é adaptado individualmente com base nas necessidades e circunstâncias de cada indivíduo.

sindrome borderline

Para lidar com esse transtorno, a pessoa em primeiro lugar precisa aceitar que tem um problema, procurar saber mais sobre este e buscar a orientação de um especialista.

O diagnóstico pode ser feito por um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra que fará uma avaliação completa para poder prescrever o devido tratamento.

Para realizar o diagnóstico, o profissional fará uma entrevista com o paciente e poderá pedir exames médicos mais abrangente para verificar outras possíveis doenças e transtornos.

Pode ser que apenas psicoterapia ou psicanalise sejam suficientes, mas dependendo da gravidade, seja necessário tratamento com medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes para ajudar o indivíduo a controlar suas emoções negativas e saber enfrentar momentos de desequilíbrio emocional.

Havendo o tratamento adequado, quem sofre desse transtorno pode ter uma boa qualidade de vida.

O tratamento também pode envolver a participação dos familiares que convivem com o paciente, caso precisem de suporte, orientação e acompanhamento psicológico, para saberem lidar com o problema, que acaba afetando suas vidas e emoções.

Os tratamentos para o Transtorno de Borderline são:

  • Psicoterapia: este tratamento visa o acompanhamento psicológico do paciente, por um psicoterapeuta em sessão individual ou em grupo, com o objetivo de dar suporte psicológico e emocional ao paciente.
  • Terapia Cognitiva Comportamental: ajuda quem sofre desse transtorno a identificar crenças negativas e comportamentos destrutivos para mudar e melhorar sua vida.
  • Terapia Dialética Comportamental: nesse tratamento, o psicólogo busca desenvolver no paciente a atenção plena, ensinando-o a lidar suas emoções intensas, diminuir comportamentos autodestrutivos e melhorar a qualidade de seus relacionamentos.
  • Terapia do esquema: esse tratamento buscar consertar a autoimagem distorcida que o paciente provavelmente adquiriu em experiências negativas e traumáticas da infância.
  • Terapia Familiar: em determinados casos se faz necessário o acompanhamento psicológico, dos familiares do paciente, por ser tão difícil lidar com suas oscilações de humor e desequilíbrio.
  • Medicamentos: o tratamento medicamentoso deve ser evitado mas pode ser prescrito por um psiquiatra e em casos mais extremos. O tratamento com medicamentos, devido aos efeitos colaterais, exige cautela, controle e cuidados, com acompanhamento do psiquiatra e de outros profissionais da saúde

Outros aspectos e cuidados que irão contribuir muito para a melhora de quem tem Borderline são os seguintes:

  • Ter alimentação e hábitos saudáveis
  • Dormir bem as horas necessárias
  • Praticar atividades físicas e/ou relaxantes
  • Aceitar-se a si mesmo e ter uma visão mais objetiva da realidade
  • Buscar motivação nas pequenas coisas
  • Interagir com pessoas positivas
  • Buscar se autoconhecer
  • Viver situações que tragam bem-estar
  • Fazer coisas novas que façam bem
  • Ter contato com a Natureza, observar e conviver com os animais
  • Não levar a vida tão a sério
  • Não criar expectativas maiores do que as pessoas e situações podem oferecer
  • Amar e deixar de se julgar
  • Abandonar hábitos negativos como tabagismo e alcoolismo
  • Fazer meditação

Vídeos sobre Transtorno de Personalidade Borderline

Estes vídeos são muito interessantes e te ajudarão a se aprofundar sobre o tema:

 

Como ajudar uma pessoa com Borderline

Para ajudar uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline:

  1. Tenha empatia e paciência.
  2. Estimule-a a buscar ajuda profissional.
  3. Ofereça apoio emocional e afetivo.
  4. Considere buscar acompanhamento psicológico para você também.

Fontes e Bibliografia:

  1. Association AP. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th edition. 2013. doi:10.1176/appi.books.9780890425596
  2. Borderline Personality Disorder: Treatment and Management. Leicester (UK): British Psychological Society (UK); 2009.

 




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...