Sino Tibetano – o Som Que Cura


Alguns afirmam que os sinos tibetanos são antigos instrumentos musicais originários no Himalaia e que se espalharam por toda a Ásia ao longo dos séculos. Outros dizem que da sua origem não existem informações documentadas e que, do Tibet só têm o nome. Mas, o certo é que o som que esses sinos de metal emitem é delicioso e curativo.

São chamados de sinos mas, na verdade são taças pois não são instrumentos que ficam suspensos. Parecem mais com potes redondos, feitos de uma liga específica de 7 metais – prata, ouro, ferro, cobre, mercúrio, estanho e chumbo – e que, segundo alguns, têm correspondência nos 7 astros do nosso sistema solar. Porém, também encontram-se sinos ou taças tibetanas (ou nepalesas, indús ou chinesas) feitas em bronze e com uma gama de sons muito límpidos que varia conforme o seu formato e tamanho.

Como canta o sino tibetano?

O som acontece pela fricção de um bastão de madeira que deve ser girado na borda externa da taça. Basta um primeiro toque e logo, o arrastar do bastão prolongará a vida do som.

A técnica é fácil e, para você fazer o sino tibetano cantar, siga as indicações do vídeo que coloco a seguir:

Som curativo?

Sim. Esta é a base da musicoterapia – o conceito de que determinados sons afetam, de forma específica, as células do nosso organismo e, consequentemente, podem influenciar positivamente as funções orgânicas e as emoções. Em uma sequência bem pensada, ouvir sons harmônicos é realmente curativo.

Mas, mesmo que você não acredite nesse poder de cura dos sons produzidos pelos sinos tibetanos, não terá como negar que este é um som profundamente relaxante, escute:

A musicoterapia com sinos tibetanos usa diversos tamanhos, formatos e materiais para a confecção dos sinos.
Em seus diversos tamanhos, os sinos tibetanos produzem uma variedade de sons e tons

Em uma vibração poli-harmônica considerada curativa que são, frequentemente, usados em sessões de yoga, meditação e relaxamento assim como em tratamentos específicos como a massagem pelo som:

Características dos sinos tibetanos

A liga de 7 metais que se usa para fazer os sinos ou taças tibetanas mais finas, como já dissemos, tem sua explicação na energia peculiar de sete astros do nosso sistema solar:

  • prata para a Lua,
  • ferro para Marte,
  • mercúrio para Mercúrio,
  • cobre para Venus,
  • estanho para Júpiter,
  • chumbo para Saturno e
  • ouro para o Sol.

Pelo menos essa é a explicação esotérica que dão muitos dos que usam os sinos – certo ou não, o que importa é que o som seja límpido e puro, com permanência e harmonia.

o tamanho das taças varia bastante e, para cada diâmetro, um som diferente se consegue. Pode-se encontrar sinos tibetanos pequenos, de diâmetro com não mais que 10 cm e até alguns muito maiores (30 cm e mais) e, claro, o seu peso vai aumentando também o que dificultará o uso das maiores taças na terapia.

Os bastões para tocar os sinos tibetanos são feitos em madeira firme e, normalmente, revestidos em tecido (mas, nem sempre – tenho 2 sinos cujos bastões são de madeira de lei, bem polida, e só).

Dependendo do local de origem dos sinos tibetanos, estes podem ter desenhos gravados em sua superfície (interna e externamente) ou serem totalmente lisos.

Os sons dos sinos tibetanos estão associados à regeneração dos tecidos através da vibração profunda que produz em nosso organismo. Assim, terapeuticamente se pode usar o sino sobre o local do corpo a ser tratado (aumentando seu efeito pela proximidade – som e vibração física) ou, simplesmente, pelo som que envolve o paciente.

Os principais benefícios de sinos tibetanos usados em massagem sônica e musicoterapia são:

  • Relaxamento do corpo e da mente
  • Despertar da criatividade
  • Dissolução de energia e tensões emocionais
  • Percepção corporal melhorada
  • Regeneração de energia
  • Redução dos sintomas de estresse
  • Redução de contraturas musculares

Especialmente indicado para você:

MUSICOTERAPIA: EFICAZ NO TRATAMENTO DE CÂNCER E NA CURA DE MUITAS DOENÇAS

COMO A MUSICOTERAPIA PODE AJUDAR AS PESSOAS?

A MÚSICA CLÁSSICA É UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...