Hidroterapia → 10 Fantásticos Benefícios e Usos da água


A água é nossa fonte de vida, à qual devemos beber uma certa quantidade ao dia, mas podemos também explorar o seu potencial de outras formas para o bem-estar do nosso corpo e da nossa mente. A hidroterapia é um verdadeiro ramo da medicina alternativa que utiliza esta ferramenta natural de maneiras diferentes e para diferentes benefícios.

A água limpa e purifica, mas também é útil, se usada com sabedoria, para relaxar os músculos e proporcionar uma sensação de calma para todo o corpo. Ela pode ter efeitos anti-inflamatórios e aliviar dores ou até mesmo estimular a circulação, o metabolismo, tonificar e aumentar a energia.

Aqui então seguem algumas situações nas quais a água pode ser a protagonista do nosso bem-estar.

10 FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS E USOS DA ÁGUA:

1. Águas termais

Desde os tempos dos antigos romanos, as termas eram consideradas um lugar de relaxamento por excelência para cuidar do corpo, renovar o espírito e socializar. As termas são lugares onde você pode “ficar de molho” e aproveitar os benefícios das águas termais. Não são muitos os lugares, mas praticamente em todo o Brasil pode-se encontrar águas termais para terapia ou mesmo somente para lazer.

2. Percurso Kneipp

Terapia de Kneipp ou cura de Kneipp, é um conjunto de indicações terapêuticas desenvovidas por Sebastian Kneipp, que prevê, entre outras coisas, caminhar sobre as pedras de um rio antes de mergulhar em águas quentes e depois em águas frias molhando pés, panturrilhas e joelhos. Uma alternância estudada para se obter o máximo benefício da sessão de hidroterapia.

3. Bolsa de água quente

Um remédio natural, leve e muito agradável em muitas situações, é a bolsa de água quente para contrastar dores e desconfortos, mas também simplesmente para nos aquecer em dias frios. Algumas mulheres a usam com sucesso contra a dores menstruais, nas costas, cervical ou artrite.

4. Banho frio

Nem todos apreciam e nem é adequado para todos, mas um banho frio é uma maneira de aproveitar o poder da água para estimular a circulação sanguínea e linfática, bem como ativar o metabolismo. Um método simples, eficaz e econômico para aliviar o estresse e haver uma recarga de energia. Se você tiver qualquer tipo de doença, pergunte ao seu médico se você pode experimentar os benefícios de um banho frio.

5. Chuveiro frio-quente

Alternar água quente e água fria no chuveiro promete vários benefícios: aumentar a resistência e tonificar o corpo, melhorar o metabolismo, limpar, desintoxicar. Mas é sempre melhor procurar o conselho de um médico antes de tentar esta terapia.

6. Pedilúvio

A água também pode ser usada para o bem-estar dos pés, especialmente no verão, quando os inchaços são frequentes. Um banho de pés estimula a circulação, alivia o cansaço e a sensação de peso. Na água do pedilúvio pode-se utilizar diferentes ervas refrescantes, tanto frescas quanto secas, tais como lavanda, menta, tomilho, alecrim ou os seus correspondentes óleos essenciais.

7. Banhos derivativos

Os banhos derivativos fazem parte de um programa para ficar em forma conhecido também como método de Guillain, em homenagem a sua criadora France Guillain. Trata-se de um banho genital, externo e frio, usado para limpar, tonificar e desintoxicar o corpo. Usa-se, sentado em um bidê ou equivalente, uma esponja com abundante água fria para refrescar as áreas da virilha (ambos os lados) com uma ligeira fricção.

8. Banho de ervas

O banho de ervas é outra ótima alternativa para aliviar diversos incômodos ou simplesmente para desfrutar de um pouco de relaxamento. Adicionando os óleos essenciais mais adequados para cada situação, ou ervas frescas, as propriedades da aromaterapia podem ajudar no sono, por exemplo ou, inversamente, a dar mais energia, aliviar sintomas de resfriados ou dores musculares.

Leia mais: BANHOS DE ERVAS: UMA GOSTOSA TRADIÇÃO, UMA TERAPÊUTICA BRASILEIRA

9. Hidroginástica

Na água nos sentimos mais leves nos movemos com mais agilidade. Esse é um bom fator para se explorar e fazer alguma atividade física que possa, em outras circunstâncias, ser mais difíceis e cansativas. Entre outras vantagens, a hidroginástica promove a drenagem linfática do corpo, ou seja, a eliminação de líquidos em excesso além da eliminação das toxinas acumuladas.

Leia mais: DESCUBRA OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

10. Banho de mar

Quem mora na praia tem sorte e deve aproveitar o máximo possível desta terapia natural. Um banho de mar é uma verdadeira bênção para o corpo e particularmente para o sistema respiratório. Em essência, a água do mar é um verdadeiro desinfetante, também é rica em minerais que a pele é capaz de absorver através dos poros. Quem não mora na praia deve desfrutar o quanto pode durante as férias e viagens.

Leia mais sobre saúde e bem-estar

ÁGUA DE BERINJELA: COMO FAZER E PORQUÊ FAZ BEM

ÁGUA ALCALINA: 12 BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA

ÁGUA DETOX: 4 RECEITAS EFICAZES PARA QUEIMAR GORDURA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...