CHÁ VERDE → Os Surpreendentes Benefícios para Saúde (Mas REALMENTE EMAGRECE?)


Chá Verde a gente pensa que é outro chá, diferente do chá preto (indiano, russo, chinês ou o dito inglês) mas não, é tudo a mesma planta. É um chá, tisana ou infusão, aromático e digestivo mas, tem muito mais do que isso…

Chá que te quero verde

Chá verde é feito com as folhas da Camellia sinensis, as mesmas que dão o chá preto, o chá branco ou o oolong, que foram impedidas de oxidar (por imersão em vapor quente).

Nas diversas formas de chá de Camellia sinensis é a diferença no método de secagem (preto, verde, amarelo) e na parte da planta que se usa (o chá branco usa as sumidades floridas ainda não abertas) que faz a diferença de sabor e sensação.

Chá verde em água fervendo? Melhor não!

A não oxidação das folhas de chá atribuem a esta bebida o seu sabor meio amargo e, mais amargo será se a água de o fazer estiver borbulhando. É que a técnica de se preparar o chá verde requer uma temperatura anterior à de ebulição ou fervura. Tem quem o prepare com a água morna mesmo.

Como preparar o chá verde

O segredo do preparo está em deixar as folhas de chá, na proporção de 1 colher de chá por xícara de água, boiando livremente, na água quente. Mas, tampe o bule, ou a xícara – isso é “abafe” o chá.

Deixe o chá em recipiente tampado por máximo 5 minutos de infusão (3, 4 minutos é o suficiente), coe e tome. E se delicie.

Benefícios já comprovados do chá verde

Todo chá da planta Camellia sinensis tem ação antioxidante pois são ricos em catequinas e polifenóis e, como você sabe, os antioxidantes aceleram metabolismo, protegem o coração, reduzem a incidência de câncer, atuam contra os radicais livres, reduzem a taxa de envelhecimento da pele e dos órgãos.

O chá verde também tem ação antialérgica e antibacteriana (veja o quadro 1, p. 171, deste trabalho aqui).

Recomendo a leitura deste trabalho (neste estudo) onde você encontrará um completo apanhado de diversos textes feitos com humanos e o uso do chá verde. As conclusões são muito boas porém, como se prevê, a comprovação científica de todos os benefícios ainda é objeto de estudos detalhados.

Resumo dos benefícios:

  • Ação anti-inflamatória do chá verde é constatada
  • O chá verde tem efeito hipoglicemiante
  • Para emagrecer, o chá verde ajuda no controle do peso corporal e na redução do LDL (lipoproteínas de baixa densidade). O metabolismo se acelera com o consumo de 5 xícaras de chá verde ao dia.
  • Proteção da pele: o chá verde atua fortalecendo a pele contra os raios ultravioleta. Sua riqueza em carotenos, vitaminas C e E é o que define esta ação e a proteção contra o melanoma.
  • Manutenção da densidade mineral óssea.
  • É considerado uma bebida com propriedades funcionais
  • Rico em cafeína então não beba à noite se quiser dormir bem. Pelo teor de cafeína, chá verde não deve ser tomado logo após as refeições para não prejudicar a absorção de ferro e vitamina C (consuma após 1 hora). Pessoas sensíveis à cafeína podem sentir dor de cabeça, agitação, irritação e aumento do ritmo cardíaco caso consumam mais de 1 litro ao dia de chá verde.
  • O teor em flavonóides nesta bebida ajuda na proteção cardíaca reduzindo as chances de formação de coágulos e deixando as artérias mais flexíveis, explica a nutricionista Daniela Jobst. Para alcançar este benefício é necessário o consumo de 3 xícaras de chá verde ao dia.
  • Fortalece o sistema imunológicos como resultado do teor elevado em polifenóis, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. “Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos”, diz a nutricionista Camila Duran.
  • Previne o surgimento de alterações celulares que podem resultar em tumores cancerígenos (existem estudos específicos para o caso do câncer de próstata, por exemplo).
  • Atua como antidepressivo preventivo pelo seu teor em theanina e o efeito tranquilizante que tem no ser humano. Este efeito ocorre após a ingestão diária de 3 a 4 xícaras da infusão.

cha verde

Chá verde realmente emagrece?

Os benefícios do chá verde para a perda de peso foram estudados em várias pesquisas científicas. No link abaixo você poderá ler sobre algumas destas pesquisas que comprovaram o poder emagrecedor desta erva.

Leia aqui: O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

Contraindicações. O chá verde não é recomendado para…

O chá verde não é recomendado para gestantes, hipertensos, quem sofre de glaucoma ou doenças psiquiátricas pois, pode ocorrer interação medicamentosa que altere o efeitos dos medicamentos usados por esses grupos.

Mas, como toda erva, até a Camellia sinensis, a planta mais usada para chá no mundo todo, se tomada em excesso poderá causar alguns desconfortos e, dependendo da sua sensibilidade gástrica, esses serão bastante incômodos. O uso excessivo de chá verde pode gerar azia, gastrite e irritação intestinal.

Considere as recomendações descritas antes (sobre o consumo após as refeições e antes de dormir, o modo de preparar e o tempo de infusão, para obter o melhor do chá verde.

Leia mais sobre chás:

CHÁS DETOX: QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

CHÁ VERDE: O EXTRATO AGE SOBRE AS CÉLULAS CANCEROSAS, BLOQUEANDO O SEU METABOLISMO

CHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...