Zika não esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Zika não esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Todo o alarme feito acerca do perigo do Zika vírus durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 mostrou-se exagerado por parte de alguns atletas e jornalistas. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) atestou que não houve um relato sequer de sintomas do vírus durante o evento.

A OMS já havia aconselhado que não havia restrições de viagens e de comércio a países onde o vírus estava presente, entre eles o Brasil, que recepcionará, a partir do dia 7, os Jogos Paralímpicos.

Embora não tenha havido nenhum caso de infecção causada pelo Zika, a OMS afirma que o vírus ainda representa um problema de saúde internacional por causa da “contínua expansão geográfica e considerável vácuos no entendimento”.

O professor de epidemiologia de doenças infecciosas da Escola de Londres de Higiene e Medicinal Tropical, David Heymann, afirma que recebeu dados convincentes das unidades de saúde brasileiras, que foram devidamente preparadas para tratar e acompanhar os casos de Zika. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também afirmou que não houve registros de pacientes com sintomas do Zika durante os Jogos. Segundo a Folha de S. Paulo, Paes afirmou que: “Levaram a população a imaginar que fosse chegar ao Rio e as pessoas seriam carregadas por mosquitos da zika e todos ficariam muito doentes. Quero lembrar que foi muito mais seguro para não se pegar Zika ficar no Rio do que ir para Miami”.

A resposta de Paes rebate o pedido de 150 cientistas que enviaram uma carta à OMS solicitando que a Olimpíada no Rio fosse cancelada por causa de um surto de Zika no Brasil. O alarme fez com que vários atletas, jornalistas e, também, turistas desistissem de vir ao evento com medo de contaminação. Entretanto, a própria OMS, na época, não viu motivos para o alarme. “Cancelar ou alterar o local dos Jogos Olímpicos de 2016 não vai alterar significativamente a propagação internacional do vírus Zika”, afirmou em nota.

Desde agosto, houve diminuição dos casos de Zika, já que, durante o inverno, o mosquito Aedes Aegypti, procria-se menos por causa do tempo seco e frio.

Especialmente indicado para você:

OS PERNILONGOS TE AMAM? DESCUBRA PORQUÊ

REPELENTE EM CRIANÇAS E BEBÊS PODE? O QUE USAR?

PLANOS DE SAÚDE SÃO OBRIGADOS A COBRIR EXAME PARA IDENTIFICAR VÍRUS ZIKA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *