O que é gordura marrom? Ela ajuda mesmo a emagrecer?


Você já tinha ouvido falar em “gordura marrom”? Nem eu. Mas parece que ela é um tipo de gordura que ajuda a queimar gordura.

Parece contraditório, mas há vários estudos científicos a respeito da gordura marrom, que é um tecido adiposo de coloração marrom existente nos mamíferos. Ela é muito abundante em recém-nascidos e em mamíferos hibernantes, como o urso, visto que a sua função é manter controlada a temperatura corporal pela geração de calor. A cor marrom do tecido é proveniente do ferro encontrado nas células do tecido, rico em mitocôndrias.

A ciência, há muitos anos, vem pesquisando sobre formas de se perder excesso de peso, causador de muitas doenças. Dietas e medicamentos já foram investigados e experimentados, mas nada se mostrou definitivo. Ao que parece, a forma mais eficaz de combater o excesso de peso está em nosso próprio corpo. Cientistas estão investigando a gordura marrom, responsável pela queima de gordura; ao contrário da gordura branca, que armazena a gordura no organismo.

Há três anos, importantes publicações científicas mostraram que a gordura marrom não desaparece no humano adulto. Até então, acreditava-se que, gradativamente, íamos perdendo esse tecido adiposo. Segundo esses estudos, a gordura marrom fica depositada nos mesmos locais em que ela fica no corpo dos bebês, embora em menor quantidade. As regiões onde ela mais aparece no ser humano adulto são pescoço, abaixo da clavícula e ao longo da espinha.

Três pesquisas envolvendo instituições distintas (Joslin Diabetes Center, ligado à Escola de Medicina de Harvard – EUA; Universidade de Maastricht – Holanda; e Universidade de Gotemburgo – Suécia), através de exames, constataram que, não somente as células marrons existem no nosso organismo adulto, como desempenham a sua função de geradoras de calor.

Essas constatações animaram a comunidade científica de todo o mundo porque a gordura marrom pode ser eficaz no combate à obesidade. Isso porque, ao ser ativada para gerar calor, a gordura marrom dá início a um processo de queima de calorias. Para desempenharem a sua função de gerar calor, elas precisam recorrer à queima calórica.

Uma pesquisa será iniciada em humanos para verificar a eficácia da orexina no controle do apetite. Esse hormônio reduziu em 50% a taxa de gordura corporal em cobaias, mostrando-se capaz de ativar a gordura marrom. Na Inglaterra, outra pesquisa está sendo realizada com um sistema de exame de imagem que localiza precisamente onde estão os depósitos da gordura marrom e qual é a sua capacidade de produzir calor. Segundo Michael Symonds, responsável pelo trabalho: “A tecnologia não é agressiva e não expõe as pessoas à radiação”.

Especialmente indicado para você:

BRASIL TEM 20% DE OBESOS EM SUA POPULAÇÃO

OMS FAZ ALERTA SOBRE OBESIDADE INFANTIL

Fontes: wikipedia, istoe




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...