Gengibre com limão: o que acontece ao corpo se bebermos os dois juntos todo dia?


Gengibre com limão são dois ingredientes naturais que devemos ter sempre em casa. Suas propriedades são realmente extraordinárias e podem ajudar em situações diferentes. Mas o que exatamente acontece ao corpo se consumirmos os dois juntos todos os dias?

A maioria de vocês já deve ter experimentado uma receita famosa que muita gente bebe de manhã cedo em jejum: água e limão.

Mas você já tentou adicionar nesta mistura simples um pouco de gengibre ralado?

O resultado é excelente para a saúde.

Juntos, gengibre com limão são grandes aliados daqueles que estão tentando perder peso, entre outras coisas. Na verdade, eles ajudam a diminuir a sensação de fome, especialmente se tomados como uma bebida quente.

Especialmente o gengibre, ajuda a ativar o metabolismo e, assim, a queimar a gordura mais facilmente.

Já o limão ajuda na desintoxicação do corpo e promove a diurese.

Ou seja, gengibre e limão é realmente uma combinação perfeita e não apenas em termos de sabor.

Propriedades do gengibre e do limão

A raiz do gengibre melhora a digestão, evitando a fermentação e a formação de gases intestinais, bem como alivia a terrível sensação de náusea.

O gengibre ajuda a aliviar os sintomas de resfriados, dores de garganta e gripe, é um excelente analgésico (como no caso de dores menstruais, artrite ou dores de cabeça), assim como um controlador da glicemia e do colesterol ruim.

Já o limão é um fruto particularmente rico em vitamina C, capaz de ajudar o corpo a prevenir ou curar mais rapidamente gripes e resfriados, além de prevenir doenças graças à esta vitamina.

O suco de limão estimula o fígado, promove a eliminação de ácido úrico e ajuda a atividade intestinal, é, portanto, um purificante natural muito eficaz e acessível a todos.

Veja também que, graças à presença de ácido cítrico, o sumo de limão consumido todo dia ajuda a dissolver cálculos biliares.

Os antioxidantes presentes na fruta ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, porque fortalece os vasos sanguíneos, reduzindo inflamações e combatendo o acúmulo de placas nos vasos.

Assim como o gengibre, o limão também ajuda a melhorar a digestão, combate o colesterol ruim e tem poderes antioxidante e antibacteriano.

O limão é ademais um alimento alcalino apesar de não parecer. O suco desta fruta que de fato é ácido, uma vez metabolizado pelo corpo forma subprodutos alcalinos que reduzem a quantidade de ácido que os rins precisam filtrar.

Alguns estudos indicam que o consumo regular de suco de limão pode ajudar a prevenir a formação de alguns cálculos renais (pedra nos rins).

Leia mais:

Gengibre com limão, quanto tomar

De água, limão e gengibre pode-se beber um shot ao dia de manhã em jejum, mas, estes dois alimentos podem ser consumidos durante o resto do dia de outras formas.

O suco de limão é muito útil, por exemplo, para assimilar melhor o ferro contido em vegetais, use-o para temperar saladas e vegetais de folhas verdes.

As raspas de limão (lavar muito bem antes de usar) podem ser colocadas em bolos, risotos, pães e biscoitos.

O gengibre deve ser consumido em uma quantidade variável entre 10 a 30 gramas por dia mas, como colocar o gengibre em sua dieta diária?

Em sucos, chás, até mesmo receitas salgadas de bolinhos, sopas e risotos ficam realmente muito gostosas com um toque de gengibre.

Experimente!

Leia também: GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

Contraindicações do gengibre e limão

Para aqueles que sofrem de gastrite ou úlceras, a solução de água, limão e gengibre não é recomendada, pois pode irritar e agravar os sintomas.

Doses excessivas de gengibre podem dar um efeito contrário à boa digestão e causar azia e problemas digestivos e gastrointestinais.

Aqueles que usam medicamentos e querem fazer uso diário de gengibre devem procurar o conselho de um médico.

Ao suco de limão, no entanto, não há contraindicações particulares, exceto, como acontece com todas as coisas, nada em excesso faz bem.

Importante, no entanto, é sempre colocá-lo como último ingrediente na preparação e nunca cozinhar ou aquecê-lo demais, porque a maioria de suas propriedades (especialmente a vitamina C) se perderão.

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA

SUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Givago
    Publicado em 17/05/2021 às 3:14 am [+]

    Gostaria de saber quem que escreveu esse artigo sobre Gengibre com limão se é confiavel ??


  2. Daia Florios
    Publicado em 19/05/2021 às 12:36 pm [+]

    Oi Givago, assinamos “Redação” quando mais de uma pessoa escreveu ou quando o texto foi revisado algumas vezes. Os argumentos são sempre fundamentados nos links presentes no texto, que te levam às fontes, ou aos estudos, que sustentam o que está escrito no texto. Pode clicar neles para se aprofundar. Um abraço!


  3. Suco Para Emagrecer
    Publicado em 25/09/2022 às 3:40 pm [+]

    Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu Canal lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...