Depressão se combate comendo Ômega 3, mas só se você for mulher

Depressão se combate comendo Ômega 3, mas só se você for mulher

Depressão, um dos problemas mais comuns em nossos tempos e que pode ser prevenida ou tratada de diferentes maneiras. Nós sempre optamos pela mais natural, incluindo uma dieta saudável, que forneça ao corpo tudo o que ele precisa para ficar em forma, tanto física como psicologicamente. Entre as substâncias que garantem o bem-estar, o Ômega 3 ocupa um dos primeiros lugares.

Um estudo realizado no Instituto Menzies na Austrália e publicado no American Journal of Epidemiology, monitorou mais de 1.300 pessoas entre 26 e 36 anos e confirmou os benefícios destes ácidos graxos essenciais, em particular, para o sexo feminino. Todos os participantes receberam questionários nos quais tinham que informar a frequência com que comiam certos alimentos e também algumas variáveis ​​relacionadas ao estilo de vida, como fumo, álcool, atividade física, etc.

O que interessava aos pesquisadores era ver a quantidade de peixes consumidos pelos participantes e entender a associação com a ocorrência ou não de depressão. Assim, observou-se que aqueles que comiam peixe (alimento ricos em Ômega 3), pelo menos duas vezes por semana, geralmente seguido de uma dieta saudável, haviam uma redução de 25% no risco de depressão. Esse benefício, no entanto, era válido apenas para as mulheres.

Por quê? A resposta não é clara nem mesmo para os pesquisadores, “a interação entre hormônios sexuais e ácidos graxos Ômega 3 pode fornecer uma explicação diferente. Com certeza esses resultados serão somados ao crescente corpo de dados que mostram os benefícios do consumo de peixe para a saúde mental das mulheres”, disseram os pesquisadores australianos.

Já um outro estudo precedente havia demonstrado que uma ajuda válida para a depressão poderiam ser o Ômega 3 e o Ômega 6, uma vez que estas substâncias ajudam a produzir a serotonina, o chamado hormônio da felicidade. Liberado portanto o consumo de peixe se você costuma comê-lo. Mas se você for vegetariano ou vegano, saiba que existem fontes vegetais dos ácidos graxos essenciais como a semente e o óleo linhaça, nozes e cereais, vegetais de folhas verde, algumas algas e leguminosas.

Fonte foto: freeimages.com

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