O estresse é contagioso como um bocejo


Um remédio natural para o estresse? Manter-se longe de quem possa te contagiar. Porque assim como um bocejo ou uma risada, parece que o estresse e a tensão possam ser transmitidas em um instante…e estragar o seu dia.

De acordo com uma nova pesquisa alemã, na prática, o estresse pode ser passado facilmente de pessoa para pessoa, contagiando até mesmo aqueles que estão de bem com a vida. A causa teria a ver com os níveis de cortisol no sangue.

A tese é sustentada pelo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Max Planck Institut de Ciências Neurológicas e Cognitivas, em colaboração com pesquisadores da Universidade Politécnica de Dresden. Em essência, a tensão é transmitida de um para o outro com uma facilidade que nós não poderíamos imaginar.

E isso tem a ver com a TV? De acordo com os pesquisadores, a capacidade de transmissão de sentimentos negativos não é apenas passado pela colega de mesa que está passando por um momento ruim, mas também por aqueles chatos, irascíveis e chorões que vemos na televisão.

O ESTUDO: Os pesquisadores alemães analisaram e reconheceram situações de estresse entre os participantes da pesquisa e notaram que o simples fato de observar uma pessoa estressada é suficiente para aumentarmos a produção de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que medem os níveis de estresse no corpo. No experimento, que consistia em olhar para uma pessoa muito tensa, registrou-se no corpo de quem olhava, um aumento no nível de cortisol de 26%. Quando se tratava de parentes, o contagio era ainda maior, chegando a medir um aumento de 40%.

Para que o estresse seja contagioso, o estudo indica que não é preciso haver um contato físico real entre os indivíduos, bastaria para o contágio, uma relação “imediada” e não direta, como nos casos dos programas de televisão cheios de lágrimas dramáticas, angústias e várias discussões, que transmitiriam os níveis de hormônios do estresse e do mal-estar, embora em porcentagens menores.

Para manter o estresse longe, dê uma boa risada e fique longe daqueles que são estressados por natureza.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...