Os sinais de estresse que o corpo dá

sinais de estresse que o corpo dá

Quais são os sinais que o nosso corpo nos dá para nos alertar sobre um problema grave e comum chamado estresse?

Casos contados por Cherilynn Veland uma psicoterapeuta em Chicago ilustram bem algumas situações em que o corpo fala por si. Um exemplo que ela dá, é o de uma sua cliente que sentia dor de estômago quando alguém lhe pedia para fazer algo que ela não queria fazer. A solução seria muito simples: aprenda a dizer não, sem explicações, diga não sempre que puder e estiver a fim de dizer não. É duro é dizer não ao patrão, ao chefe enfim a quem você é subordinado mas dizer sempre sim pode levar a danos maiores quando o corpo fala através de um sinal claro como neste exemplo.

Uma outra sua cliente, aos 50 anos decidiu que não ia mais ficar, por uma questão de educação ou conveniência, concordando em fazer coisas que ela não estava realmente a fim de fazer. Agora esta senhora escuta bem o seu corpo antes de se levantar, animada ou não, para aceitar propostas. Se o corpo estiver mole: "vamos nessa, embora eu não esteja a fim", ela não vai. Parece simples, e é um outro motivo para aprender a dizer não. Que chato que é aceitar um convite ou fazer um favor sem vontade, por uma simples questão social. Vez ou outra ainda vai lá, mas estar sempre à disposição dos outros e não de si próprio cansa e pesa.

Os corpos contêm energia

É algo que nem precisaria de explicações científicas. Se você se sente chateado sente uma energia: vontade de dormir, por exemplo. Se você está apaixonado sente uma outra energia, tão grande que não consegue dormir :)

Da mesma forma a energia dos outros é sentida por nós.

Preste atenção, quando alguém te pede uma coisa chata ou te convida para fazer algo que você não quer, provavelmente seu corpo vai ficar apertado, tenso ou rígido em alguma parte.

Tente dar mais vazão a estes sentimentos como uma forma de prevenir o estresse.

Experimente por alguns dias ouvir os sinais do teu corpo e anote. Quando você se sentir preocupado ou ansioso com alguma coisa, observe que sentimentos estão sendo criados nas diferentes partes do corpo.

Entender-se a si mesmo ajuda a evitar o estresse e a tomar decisões com maior sabedoria e respeito a si mesmo.

O estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que permitem superar determinadas exigências do meio ambiente, ou o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Veja aqui alguns efeitos físicos do estresse sobre o corpo humano.

Fonte: psychcentral.com

Fonte foto: freeimages.com