Aperte o ponto certo. 6 pontos de acupressão contra dores diversas. FOTOS

  • atualizado: 
pontos de acupressão

A acupressão - gerar pressão física sobre um ponto específico do nosso corpo - é uma técnica derivada da acupuntura. Alguns pontos do nosso corpo são “pontos chaves” para a diluição de dores, cura de doenças e disfunções e, claro, a dispersão das “nuvens negras emocionais” que, de vez em quando, escurecem nosso horizonte.

Vamos falar aqui de 6 pontos básicos nos quais você pode aplicar pressão com seus dedos, sem medo - sim, porque alguns pontos são muito sensíveis e outros, até perigosos - para tratar dores diversas (dor de cabeça, cólica menstrual, dor na coluna, estresse).

O sistema curativo da acupressão é o mesmo da acupuntura tradicional ou das técnicas já conhecidas como o Do-In e o Shiatsu - seu objetivo é liberar pontos nervosos onde ocorre conflito de fluxo energético, onde há excesso de energia acumulada, falta desta ou um nó congestionado.

Com os dedos, suavemente, você conseguirá aliviar a congestão, diluir os nós e, também, se for o caso, liberar mais energia para o sistema específico ou canal (sim, a acupressura trata os sistemas orgânicos - digestivo, linfático, endócrino, cardíaco, hepático, circulatório, pulmonar, cerebral).

Também é com este mesmo princípio que funciona a reflexologia nas mãos e nos pés.

Leia também: REFLEXOLOGIA - MASSAGEM MARAVILHOSA DA PLANTA DOS PÉS

reflexologia

Este é um sistema curativo de auto-aplicação no qual você usará seus dedos - polegar e indicador.

Veja o vídeo abaixo:

1. Dor na coluna - ponto Kun Lun

No meridiano da bexiga ativa o sistema linfático induzindo a diurese e o melhor funcionamento renal. Situa-se atrás do ossinho do tornozelo, em linha reta. Junto com o aumento da diurese e consequente redução de dores nas pernas, a massagem deste ponto aliviará as dores de coluna.

2. Alivia estresse e ansiedade - ponto Yong Quan

Este ponto também é conhecido com R1 (primeiro ponto do meridiano dos rins) e se situa na sola dos pés, entre o 2º e o 3º dedos, 2 dedos para o centro da planta do pé. Massageie com a intenção de tonificar o ponto, e o meridiano, sempre que se sentir estressada ou ansiosa.

ponto yong quan

Fonte foto 

3. Ansiedade e exaustão - ponto C7, do meridiano do coração

É excelente para diluir ansiedade, angústia e colapsos nervosos (pode ser aplicado até quando a pessoa está em crise violenta e descontrolada). Este é um dos pontos de emergência usados em caso de colapso geral do organismo (exaustão, desmaio e outras situações semelhantes) pois, através da sua massagem conseguimos incentivar o músculo cardíaco a reagir, a apaziguar seus movimentos, a equilibrar suas funções.

ponto coracao

 

Fonte foto

4. Ponto Yin Tang

Para se acalmar, aperte suavemente o ponto médio entre as sobrancelhas - ponto Yin Tang - cuja massagem diluirá a sensação de pressão externa que afeta seu sistema nervoso e equilíbrio. À medida que aperta e massageia esse ponto, de olhos fechados para melhor efeito, respire pausadamente pondo atenção aos movimentos de inspiração e expiração.

yin tang

Fonte foto 

5. Cólicas menstruais - ponto San Yin Jiao

Cólicas menstruais - ponto San Yin Jiao - podem ser reduzidas pela acupressura deste ponto que pertence ao meridiano do fígado, assim como a massagem dos pontos a ele sequenciais, situados entre o tornozelo e o joelho. A massagem desta linha de pontos tem a capacidade de diluir o nervosismo e ansiedade próprios do acúmulo de hormônios femininos durante o ciclo menstrual, as dores na barriga derivadas de retenção hídrica e má circulação de retorno e, as dores resultantes de cólicas menstruais.

ponto san yin jiao

 

Fonte foto 

6. Dor de cabeça - ponto He Gu

Dor de cabeça e outras dores se curam pela pressão do ponto He Gu, o Ig4 do meridiano do Intestino grosso. Este ponto é proibido para grávidas pois, pode induzir contrações uterinas sérias e acelerar o trabalho de parto ou, até em alguns casos, ocasionar um aborto espontâneo.

ponto he gu

Fonte foto 

Outros pontos tão bons quanto

Existem inúmeros pontos de seu corpo que você poderá usar nos tratamentos de acupressura - leia mais aqui se quiser conhecer outros pontos para alívio da ansiedade.

Como apertar seus pontos?

A técnica é simples mas, você tem que por sua sensibilidade para funcionar:

1. Sinta que pontos estão doloridos, inchados ou entumescidos - estes deverão ter sua carga energética aliviada mediante pressão intermitente, movimentos rotacionais ou toques articulados (como se você estivesse tocando um tambor com a ponta dos dedos).

2. Se os pontos que incomodam estão afundados, frios ou insensíveis pode significar que estão carentes de energia ou bloqueados em seu fluxo natural. Aperte firmemente até sentir que o fluxo retornou.

3. Não aperte pontos em áreas do corpo que tenham feridas abertas ou veias varicosas inflamadas.

4. Você poderá apertar seus pontos com os nós dos dedos e até com a palma da mão, como preferir. Mas, tenha cuidado para não apertar tanto que possa se ferir. O objetivo não é gerar um “roxo” na sua pele, tá?

5. Estude o mapa básico dos pontos principais para saber por onde está caminhando. Neste pdf há informações básicas do mapa de meridianos que, creio, vão te ajudar.

Especialmente indicado para você:

setaO RELÓGIO BIOLÓGICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

setaPRONTO-SOCORRO DOS DEDOS: POSTURAS CURATIVAS PARA TODAS AS HORAS

setaACUPUNTURA: O QUE É, COMO FUNCIONA, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

seta20 DORES FÍSICAS LIGADAS A UM ESTADO EMOCIONAL ESPECÍFICO