DIETA para diverticulite: quais alimentos preferir e quais evitar

diverticulite

Por ser uma inflamação em um órgão essencial para a vida, o intestino, a diverticulite é uma condição séria e que precisa de extrema atenção. Assim como há alimentos que já foram sugeridos a evitar por poderem agravar o caso, há também os alimentos que devemos preferir e escolher para nossa dieta em caso de diverticulite.

Quais alimentos preferir em uma dieta para diverticulite?

Primeiramente, é importante ter em mente que um médico deverá ser consultado em caso de diverticulite a fim de avaliar a gravidade da situação e também se há necessidade de tratamento medicamentoso. Há casos em que a diverticulite deverá ser tratada com antibióticos, desde que essa seja a recomendação do médico. Em outros raros casos, o paciente precisará se submeter a uma intervenção cirúrgica.

Tendo então estabelecido qual o melhor tratamento para a diverticulite junto com o médico, é possível considerar os alimentos que se deve preferir para uma dieta saudável. Na maioria dos casos, o profissional de saúde recomendará alterações no estilo de vida para o tratamento da diverticulite, isso significa que muitas vezes o tratamento será feito com base numa dieta.

Em termos gerais, quando há orientação de alteração de hábito alimentar, frequentemente o médico orientará por uma dieta rica em fibras. No caso de diverticulite as fibras são extremamente essenciais, pois facilitarão as funções do organismo, gerando menos irritação e incômodo do intestino. Dentre os alimentos ricos em fibras recomendados estão:

Frutas (manga, maçã, bananas e etc.)
Vegetais e seus sucos (couve, salsa e etc.)
Cereais quentes como a farinha de aveia
Feijão, podendo escolher entre os mais leves como o carioca ou o preto
Cereais integrais, tal qual a quinoa ou o arroz integral

Quando o caso de inflamação é ligeiramente grave, é recomendado então preferir alimentos líquidos a fim de facilitar os processos do intestino. Estes alimentos podem ser:

Água
• Caldos ou sopas leves
Sorvete natural
Sucos naturais de frutas

Também é muito frequente que o profissional de saúde conduza um tratamento à base de suplementos de fibras, pois muitas vezes o organismo está comprometido o suficiente para ter dificuldades na absorção deste elemento.

Em termos gerais, o elemento mais importante e que devemos preferir sempre em caso de diverticulite é a água.

dieta para diverticulite

Quais alimentos evitar em caso de diverticulite?

Assim como é comum que se oriente que devemos preferir alimentos ricos em fibras, antigamente se orientava que alimentos de difícil digestão fossem evitados a qualquer custo, pois acreditava-se que eram capazes de agravar os casos de inflamação do intestino. Hoje em dia esta realidade é um pouco diferente, pois as pesquisas não conseguiram mostrar relação expressiva entre o consumo de alimentos de difícil digestão com o agravamento da diverticulite.

Orientações gerais em caso de diverticulite

A diverticulite é uma situação séria onde pequenas bolsas salientes se abatem sobre o intestino, geralmente em pessoas com mais de 60 anos de idade. Quando a diverticulite não é tratada adequadamente, o caso pode se agravar de forma preocupante, chegando a impossibilitar a ingestão de alimentos.

Por isso, caso haja qualquer suspeita de diverticulite, deve-se procurar um médico imediatamente para orientações precisas a respeito do tratamento adequado para o caso. Somente ao analisar cada caso individualmente o profissional de saúde será capaz de recomendar uma dieta e um tratamento específico.

Especialmente indicado para você:

setaDIVERTICULITE: QUANDO VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR?

setaPLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO

setaALIMENTOS E HÁBITOS ALIMENTARES QUE PROVOCAM INFLAMAÇÃO ABDOMINAL