Emergência em NY após pessoas ingerirem desinfetante seguindo recomendação de Trump


Todo mundo sabe (ou deveria saber) que ingerir produtos de limpeza é prejudicial à saúde e pode causar danos irreparáveis ao organismo. No entanto, talvez por um ato de desespero ou perda do juízo, nova-iorquinos colocaram suas vidas em risco, seguindo falsas recomendações do presidente Trump sobre a ingestão de desinfetante para combater o coronavírus.

De acordo com informações do Uol, mais de 30 casos de intoxicação por produtos de limpeza, foram registrados pelo Centro de Controle de Envenenamentos. Nove deles foram pela ingestão do desinfetante Lysol, dez pela ingestão de água sanitária e onze por produtos de limpeza no geral.

Isso ocorreu depois que o presidente Donald Trump sugeriu ingerir desinfetante para combater o coronavírus. Esse ato de irresponsabilidade colocou a vida dessas pessoas em risco, pois todos nós sabemos que a melhor maneira de evitar a contaminação do coronavírus é lavando bem as mãos e passar álcool em gel para reforçar a proteção.

Até o momento não existe nenhuma vacina, remédio ou qualquer tipo de fórmula caseira comprovada para combater o coronavírus. No entanto, as pessoas insistem em dar ouvidos ao que certos líderes irresponsáveis dizem.

O que aconteceu nos EUA, mostra a que ponto pode chegar a ignorância e o desespero das pessoas. Se não fosse a pandemia de coronavírus e toda a confusão causada por ela, certamente essas pessoas não fariam a ingestão de desinfetante, mesmo que o presidente sugerisse.

A impressão que temos é a de que as pessoas perderam a noção do perigo e do que é certo ou errado. O presidente Donald Trump, mostrou-se irresponsável ao fazer um discurso sarcástico, sem embasamento científico, levando as pessoas a tomarem atitudes tão perigosas.

O que acontece se alguém tomar desinfetante?

Desinfetantes, assim como todos os produtos de limpeza, não foram feitos para o corpo humano, mas sim para limpar ambientes. Isso porque eles são compostos por misturas fortes, capazes de agir quimicamente na sujeira pesada do chão, móveis, louças e demais superfícies.

Contudo, mesmo sabendo a finalidade desses produtos, acidentes acontecem quando crianças ou idosos confundem as embalagens e líquidos coloridos e acabam ingerindo esses produtos sem querer. Quando isso acontece, é comum a pessoa apresentar convulsões, queimaduras internas, indigestão, danos aos órgãos internos, podendo levar a óbito.

Nos casos de intoxicação acidental, recomenda-se levar a pessoa intoxicada imediatamente ao pronto-socorro juntamente à embalagem do produto ingerido. Nunca dê leite ou qualquer outra substância caseira para tratar intoxicações, pois isso pode piorar a situação.

Outros sintomas apresentados pela ingestão de desinfetante são:

  • Queimaduras;
  • Lesões ou manchas ao redor da boca;
  • Odores incomuns na respiração, no corpo, nas roupas e no ambiente;
  • Transpiração abundante;
  • Dor ao engolir;
  • Dores abdominais;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Alterações no nível de consciência;
  • Sonolência;
  • Alterações do diâmetro das pupilas, no pulso, na respiração e da temperatura corporal.

Diante de todas essas informações, fica o nosso apelo para que vocês filtrem as informações que recebem dos diversos meios de comunicação, ainda mais agora com essa pandemia. Informação nunca é demais, porém é preciso ter o mínimo de discernimento para não cair em armadilhas que vão colocar a vida de vocês em risco tão letal quanto o da contaminação por coronavírus.

Talvez te interesse ler também:

Diaristas dispensadas sem pagamento: a categoria é a mais atingida pela crise coronavírus

Para dar uma força real, princesa Sophia da Suécia faz voluntariado em hospital

Estudo mostra que cloroquina não tem se mostrado eficiente no tratamento da Covid-19




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...