10 antidepressivos naturais encontrados na despensa ou na cozinha

antidepressivos naturais

Sofrer com depressão é muitas vezes sofrer com uma angústia que parece não ter fim. Embora existam os mais variados medicamentos disponíveis nas farmácias, a depressão também pode ser tratada e curada com alimentos naturais.

Veremos aqui 10 alimentos que podem trazer mais benefícios ao cérebro do que muitos medicamentos, pois agem como verdadeiros antidepresivos naturais.

A depressão e a medicação

É importante que a depressão seja tratada sob orientação de um médico, pois somente um profissional de saúde é capaz de orientar a respeito do melhor tratamento para cada caso. Veremos que, além do tratamento indicado pelo médico, há tratamentos naturais e eficazes capazes de eliminar os sintomas e a própria depressão.

1. Brócolis para depressão

É difícil encontrar quem não goste de brócolis, ainda mais agora sabendo que ajuda a combater a depressão. Rico em cálcio, proteínas e vitamina B6, o brócolis ajuda a manter um organismo saudável com a sensação de bem-estar. Indicado também para tratar a insônia. Aconselha-se a consumir ao menos um prato de comida por dia que contenha brócolis.

2. Batata-doce na cura da depressão

batata doce

A batata-doce pode ser utilizada no tratamento contra a depressão, pois é muito rica em l-triptofano, aminoácido responsável por reduzir e prevenir a ansiedade e depressão. Também possui altas quantidades de potássio e magnésio, reduzindo a pressão e consequentemente o estresse.

setaLeia também: RECEITAS COM BATATA-DOCE: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

3. Quinoa no tratamento da depressão

quinoa

A quinoa possui grandes quantidades de ferro, magnésio, vitamina B6, além de aminoácidos essenciais. Pode ser utilizada no preparo de pratos quentes e frios e graças às suas propriedades é capaz de combater a depressão.

setaLeia também: RECEITAS COM QUINOA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

4. Cânhamo é eficaz na depressão

semente de canhamo

As sementes de cânhamo possuem altas quantidades de ômega 3, elemento essencial no tratamento da depressão. Seu sabor versátil possibilita que as sementes de cânhamo sejam utilizadas no preparo de saladas, ensopados ou outras variedades de pratos quentes.

5. Folhas verdes

As folhas verdes de qualquer tipo encontradas nas seções de “hortifrúti” dos supermercados são um dos mais poderosos remédios naturais para a depressão. Estabilizam a pressão, diminuem a vontade de ingestão de açúcar, são ricas em vitaminas C, ômega 3, ferro e magnésio. Aqui citamos como exemplo o espinafre, acelga, rúcula e alface.

6. Nozes

nozes

Nozes é outro alimento que todo mundo adora. Rico em magnésio e ômega 3, as nozes trazem diversos benefícios à saúde do cérebro. Controlam possíveis inflamações do local, contribuem para o bom humor e ainda regulam os níveis de colesterol do organismo.

7. Abacate

abacate

O abacate possui muitas propriedades que auxiliam no tratamento da depressão. Possui ricas quantidades de potássio, vitamina B e folato, todos colaborando para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse.

8. Sementes de Chia

semente de chia

Sementes de chia auxiliam muito no tratamento contra a depressão, pois são ricas em ferro, aminoácidos e vitamina B, essencial para o bom funcionamento da saúde cerebral. Além disso, também são uma excelente fonte de fibras e ômega 3 que diminuem a ansiedade e depressão.

9. Aveia

aveia

A aveia possui diversos nutrientes capazes de combater a depressão, ansiedade e estresse, por isso seu consumo é indicado no tratamento. É importante se certificar de que a aveia não contenha traços de glúten, pois há inúmeros relatos da relação do glúten com a depressão.

setaLeia também: COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

10. Linho

semente de linho

Além de saboroso, o linho é rico em ácido alfa-linolênico e ômega 3, auxiliares no tratamento contra a depressão. Linho pode ser utilizado para polvilhar ou temperar alimentos, uma vez que possui irresistível sabor, semelhante às nozes.

setaLeia também: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS UM PUNHADO DE LINHAÇA AO DIA?

Orientações gerais para tratar a depressão

A depressão é uma doença séria que necessita obrigatoriamente da análise de um médico. Caso se encontre em estado de depressão ou tenha a suspeita, procure por ajuda de amigos e familiares. Assim como cabe a quem não está com depressão ajudar algum amigo ou ente querido nessa situação.

Especialmente indicado para você:

setaINTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

seta5 ATITUDES QUE PODEM TE AJUDAR A DAR UM JEITO NA DEPRESSÃO

setaNOVO ESTUDO AJUDA A COMPREENDER MELHOR A DEPRESSÃO