Coronavírus: fumantes têm mais que o dobro de chances de acabar em terapia intensiva


Fumar faz mal e é ainda mais perigoso nos dias de hoje. O Instituto Superior de Saúde da Itália (ISS)  acaba de alertar que aqueles que fumam têm maior risco de desenvolver complicações em caso de infecção por coronavírus. Fala-se em mais que o dobro de chance de acabar na terapia intensiva.

Todos sabemos que fumar (ativa e passivamente) é prejudicial, o que não sabíamos até agora é que já existem estudos sobre a Covid-19 que destacam a periculosidade desse vício tão comum para a situação clínica dos pacientes que contraíram a doença.

Basicamente, de acordo com o ISS, estudos recentíssimos evidenciaram que mais de um terço de fumantes que contraíram o coronavírus apresentava uma condição mais grave do que os não fumantes.

A probabilidade de um fumante que desenvolve a doença vir a precisar de cuidados intensivos e de respiradores é mais do que o dobro. Os mesmos estudos levantam a hipótese de que exatamente esse hábito, mais frequente nos homens (especialmente na China), explicaria a grande diferença de gênero na taxa de letalidade associada ao vírus, que, como sabemos, é maior nos homens do que nas mulheres ( 4,7% e 2,8%, respectivamente).

Na China, a diferença entre eles e elas no que se refere ao cigarro é realmente enorme: fala-se em cerca de 50% de homens fumantes, contra 3% das mulheres. Na Itália, essa diferença é menos sentida, mas ainda existe: lá existem 11,6 milhões de fumantes, dos quais mais de 7 milhões são homens e 4,5 milhões, mulheres.

Depois dessa revelação, só restou ao ISS recomendar que todos parassem de fumar imediatamente, embora, obviamente, não seja fácil fazer com que as pessoas se privem de um hábito reconfortante justamente agora, em meio ao sofrimento que os italianos enfrentam. Mas não custa tentar.

A boa notícia é que a pesquisa confirma um fato importante: os benefícios de parar de fumar são de curto e longo prazo. Portanto, leva apenas algumas semanas para melhorar os problemas respiratórios, a tosse e as trocas gasosas respiratórias na circulação.

Talvez te interesse ler também:

Ministério da Saúde publica portaria que regulamenta enfrentamento ao coronavírus

Alerta para pico de coronavírus no Brasil

Por que secar as mãos é tão importante para combater o coronavírus?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...