Maca Peruana: 10 Ótimos Benefícios. Quando e Como Usar


Imagine um alimento que ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco!!!

Muito prazer, essa é a maca peruana.

O nome pode soar estranho, mas essa plantinha já vem sendo estudada há algum tempo e parece fazer maravilhas à saúde de quem a consome.

O QUE É A MACA PERUANA?

A maca peruana (Lepidium meyenii) é uma vegetal crucífero proveniente do Peru, como o nome indica.

Parente do repolho, da couve e do nabo (família das brassicáceas, crucíferas), ela é uma planta semelhante ao rabanete, e tem na raiz sua principal fonte de consumo e nutrientes.

O fato desse vegetal nascer espontaneamente há mais de 4 mil metros de altitude, resistindo bravamente às mudanças climáticas, mostra bem toda a “força” desse tubérculo.

MACA PERUANA: PROPRIEDADES MEDICINAIS

Há muitas pesquisas sobre a maca peruana. Uma das mais conhecidas é a do médico espanhol Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, inclusive, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de pesquisa sobre a maca.

Ele demonstrou que os povos que consomem essa planta mantêm uma saúde de alta qualidade até os 75 anos, o que equivaleria ao padrão de pessoas com 35 anos.

São quarenta anos de ganho em qualidade de vida. Não é algo a ser ignorado.

A maca peruana é rica em:

  • proteínas
  • cálcio (tem mais cálcio do que o leite, por exemplo)
  • ferro
  • ácidos graxos
  • ômega 3 e 9
  • carboidratos
  • fibras
  • magnésio
  • fósforo
  • vitaminas
  • zinco, entre outros.

Seus super poderes nutricionais são muitos:

  • ela ajuda a prevenir a diabetes, por que diminui a absorção de glicose no sangue.
  • O Ômega 3 presente nela auxilia no combate à doenças cardiovasculares e na regulação dos níveis de colesterol.
  • O ferro, outro componente importante da maca, previne a anemia.
  • A grande quantidade de cálcio que possui ajuda no fortalecimento dos ossos, combatendo a osteoporose.
  • Além de todas essas propriedades, o tubérculo também atua controlando os níveis hormonais, prevenindo assim uma série de doenças e minimizando o efeito de mudanças, como a menopausa.

MACA PERUANA: UM EMAGRECEDOR NATURAL

A grande quantidade de fibras e carboidratos fazem dessa planta uma queridinha de quem quer emagrecer.

Ao contrário do que muita gente pensa, o carboidrato é essencial na dieta, tendo em vista que ele dá a energia que o corpo precisa. É o seu excesso que engorda.

Já no caso das fibras, o mais importante é que elas regulam o intestino e dão aquela sensação de saciedade. Por isso, a maca é um excelente alimento para constar no cardápio de quem quer perder peso, pois ela sacia e dá energia para a praticar atividade física.

MACA PERUANA E SEXUALIDADE

Não se trata de um novo viagra natural, mas a maca pode ajudar – e muito – quem precisa de uma forcinha no quesito desejo sexual.

Existem vários estudos publicados a respeito. Um deles mostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade. Essa pesquisa foi feita por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology.

Além disso, a maca parece atuar de modo estimulante para o cérebro, o que explica, em parte, esse aumento da libido.

LISTA DE BENEFÍCIOS

Para não deixar dúvidas sobre o quanto essa plantinha é benéfica para a saúde, vai abaixo uma lista das vantagens dela:

  1. Ajuda no emagrecimento
  2. Aumenta a libido
  3. Previne a diabetes
  4. Ajuda na saúde do coração
  5. Combate à anemia
  6. Fortalece a imunidade
  7. Combate à osteoporose
  8. Ajuda na menopausa
  9. Melhora a fertilidade
  10. Produz bem-estar

Ajuda no emagrecimento

Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente na perda de peso. Além disso, tem poucas calorias. Duas colheres (chá) da farinha da maca contêm apenas 30 calorias.

Aumenta a libido

Ao atuar sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. Estudos comprovam o poder estimulante dessa planta na libido.

Previne a diabetes

As fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicose pelo corpo e ajudam a evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que auxilia no metabolismo dos carboidratos.

Este estudo indica que, em ratos, houve uma melhora no distúrbio do metabolismo da glicose com o uso de um extrato de maca.

Ajuda na saúde do coração

O Ômega 3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças, como hipertensão arterial. Nesse sentido, a maca é excelente fonte deste nutriente. Além disso, a planta ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom.

Combate à anemia

Por ser rica em ferro, é excelente também no combate à anemia. A planta contém cerca de 15 mg de ferro a cada 100 g.

Fortalece a imunidade

A maca é uma planta adaptógena, o que significa que ela melhora a saúde adrenal e ajuda o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza, combate a fadiga, fortalece, dá energia e melhora a resistência muscular.

Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço.

Combate a osteoporose

Um dado importante: 100 g de leite têm cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, a cada 100 g há 250 mg deste nutriente. Por isso, ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.

Ajuda na menopausa

Estudos indicam que a maca atua regularizando os níveis hormonais auxiliando no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, geralmente não dá os efeitos colaterais comuns nos fármacos usados para esse fim.

Melhora a fertilidade

O estudo feito pela Universidad Peruana Cayetano Heredia mostrou que homens tiveram um aumento na quantidade de sêmen, após consumirem a planta. Nas mulheres, houve melhora da libido e diminuição dos níveis de estresse. Além disso, há melhora no fluxo sanguíneo corporal, inclusive na zona pélvica.

Produz bem-estar

Ao melhorar a energia, o vigor e ajudar na estabilização do humor, o tubérculo ajuda também a promover uma sensação de bem-estar. A maca também pode ajudar no combate à depressão, ansiedade e perda de memória.

Diante de tantas coisas boas, que tal correr para consumir essa super plantinha?

QUANDO USAR A MACA PERUANA

Sendo reconhecida pela EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) como um alimento que ajuda a estimular os rendimentos físico e mental em homens e mulher, além de melhorar o desempenho sexual, pessoas com dificuldades de concentração, fadiga e baixo desejo sexual podem pedir recomendação médica para uso da maca peruana.

COMO CONSUMIR A MACA PERUANA

É fácil incorporar a maca peruana no teu dia a dia porque em pó, ela pode ser misturada aos sucos, shakes, sopas, mingaus entre outros alimentos.

Pode ser tomada como suplemento em pó, cápsulas ou extrato líquido.

A dose recomendada para uso medicinal precisa ser indicada por médico. Geralmente varia de 1,5 a 3 gramas por dia, mas suplementos devem sempre ser recomendados. Atenção à interação medicamentosa caso esteja tomando medicamentos.

É fácil encontrar a maca peruana, feita com as raizes secas de diversas variedades da planta, em supermercados especializados, em lojas de produtos naturais ou em varejistas online. Na Ocean Drop você pode encontrar maca peruana e diversos outros superalimentos.

MACA PERUANA: CONTRAINDICAÇÕES DE USO

Por não existirem estudos com grávidas e lactentes que identifiquem possíveis consequências do uso da maca nessas fases, pessoas nessas condições devem evitar o uso da planta.

No entanto, para os demais grupos, o vegetal não apresenta contraindicações.

A única ressalva é com relação a um possível excesso de uso, que poderia atuar de modo negativo sobre os níveis hormonais.

Também por ser rica em vitamina K, a maca poderia diminuir os efeitos dos remédios anticoagulantes.

Por isso, consultar um médico é sempre recomendável.

Vale lembrar todavia que é melhor interromper o uso da maca, em caso de qualquer alteração negativa no organismo.

Talvez te interesse ler também:

Maca peruana: um superalimento de qualidades incríveis

Cenouras: 10 benefícios e motivos para comer todo dia

Pudim de chia: benefícios e como fazer. Veja várias receitas

Quinoa: 5 dicas para cozinhar, 5 erros a evitar e 5 receitas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Linario Jose Leal
    Publicado em 19/12/2020 às 12:41 am [+]

    Muito boa esta informação, obrigado ?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...