Todas as vitaminas do complexo B: benefícios e fontes

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vitaminas complexo B

Embora muita gente já tenha ouvido o termo “vitaminas do complexo B”, pouca gente sabe realmente o que são estas vitaminas e para que servem. Seu efeito auxiliar no corpo humano é capaz de administrar diversas funcionalidades e garantir inúmeros benefícios. Veremos aqui todas as vitaminas do complexo B: benefícios e fontes.

Tiamina ou vitamina B1

A vitamina B1 é também conhecida como a vitamina que combate o estresse, pois possui uma grande capacidade de potencializar o sistema imunológico do corpo. Ela também é responsável por garantir que haja renovação celular.

A vitamina B1 pode ser obtida dos seguintes alimentos:

  • Espinafre

  • Couve

  • Gérmen de trigo

  • Feijão

  • Cereais integrais

Riboflavina ou vitamina B2

A vitamina B2 (ou riboflavina) é uma excelente aliada na prevenção de envelhecimento celular, isso porque ela atua como um antioxidante natural combatendo os radicais livres, especialmente nos fumantes. Ela também favorece o transporte de oxigênio pelo corpo.

As fontes de vitamina B2 são:

  • Arroz selvagem

  • Couve-de-Bruxelas

  • Amêndoas

  • Espinafre

Niacina ou vitamina B3

A vitamina B3 trabalhará essencialmente no aumento dos níveis de colesterol bom no organismo. É importante estar atento aqui, pois embora a falta de vitamina B3 ou niacina não seja comum, é constatado que o consumo de álcool pode eliminar esta vitamina do corpo.

Fontes de vitamina B3:

  • Feijão

  • Verduras

  • Levedura

Ácido pantotênico ou vitamina B5

O ácido pantotênico (ou vitamina B5) é geralmente encontrado em pequenas quantidades em quase todos os alimentos. É responsável pela quebra de carboidratos e gorduras, além de aumentar os níveis de hormônios como a testosterona.

Fontes ricas de vitamina B5:

  • Legumes

  • Abacate

  • Iogurtes em geral

Piridoxina ou vitamina B6

A vitamina B6 é capaz de reduzir os riscos de doenças cardíacas, pois auxilia no equilíbrio de homocisteína no organismo. Além disso, incrementa a produção de melatonina e serotonina. Pessoas que sofrem com artrite podem ser beneficiar muito com o consumo da vitamina B6, isso porque ela ajudará na diminuição de inflamações.

Alimentos fontes de vitamina B6:

Biotina ou vitamina B7

Além de ser considerada a vitamina da beleza por melhorar a saúde capilar e das unhas, a vitamina B7 é também fundamental durante a gestação, isso é dito porque ela é necessária para que haja o pleno desenvolvimento do feto. Além disso, quem sofre de diabetes pode fazer bom uso desta vitamina que também auxiliará a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Fontes de vitamina B7:

  • Batata

  • Couve-flor

  • Levedura

  • Nozes

  • Cevada

Folato ou vitamina B9

A vitamina B9 (folato) é responsável pela manutenção de uma boa memória e também na luta contra a depressão. Assim como a vitamina B7, a vitamina B9 também é necessária para o completo desenvolvimento do bebê enquanto ainda na barriga da mãe.

Fontes de vitamina B9:

Cobalamina ou vitamina B12

A vitamina B12 é uma das mais famosas do complexo B de vitaminas, porém é uma das que mais se apresentam em baixas quantidades em determinados grupos de pessoas. Isso acontece porque esta vitamina tem origem animal, portanto veganos frequentemente têm deficiência de B12. Sua função é auxiliar o ferro a cumprir seu papel, levando uma oxigenação adequada para todo o organismo.

Fontes de vitamina B12:

  • Carne suína ou bovina

  • Ovos

  • Leite

  • Peixes

Deficiência de vitaminas do complexo B

Todas as vitaminas do complexo B são importantes para que nosso corpo desempenhe funções orgânicas essenciais não apenas para a nossa saúde, como para a manutenção da nossa vida. As vitaminas B são importantes para nosso sistema neurológico, imunológico, para a absorção eficiente de nutrientes - glicose, ácidos graxos essenciais e  aminoácidos.

Sua falta resulta em sintomas nem sempre fáceis de serem coligados à uma deficiência, ou desequilíbrio, deste complexo vitamínico.

Vejamos alguns sintomas que podem indicar deficiência de vitaminas do complexo B

  • cansaço

  • irritabilidade

  • inflamações bucais

  • formigamentos nos pés e nas mãos (extremidades)

  • dores de cabeça

  • dores abdominais

  • diarreia

  • gases

  • perda de peso

  • sono fora de hora

  • alergias

  • problemas de pele

  • depressão

  • náuseas

  • tremores

  • cãibras

  • confusão mental

  • vertigem

  • dificuldade de concentração

  • dificuldade para engravidar

Cada uma das vitaminas do complexo B tem, como vimos, diferentes funções entre si e também sintomas diversos para cada uma de suas deficiências

Da mesma forma, os excessos também podem fazer mal e causar sintomas e doenças como nefrite, problemas hepáticos e hormonais, entre outros. Por isso a automedicação nunca é aconselhada

Veja todos os detalhes no artigo abaixo:

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FALTA DE VITAMINAS DO COMPLEXO B: SINTOMAS E REMÉDIOS

Recomendações gerais sobre o complexo B de vitaminas

Como vimos, o complexo B possui um total de 8 vitaminas. É importante ter sempre uma dieta balanceada para manter o equilibrio entre elas e também para uma boa saúde. Caso suspeite, por um motivo ou por outro, que você possa estar com deficiência de algumas destas vitaminas, procure um médico ou profissional de saúde para maiores recomendações.

E uma atenção especial deve ser considerada pelas gestantes que, impreterivelmente, devem consultar um médico para se certificarem de que estão em dia com uma alimentação adequada, tendo em vista, justamente, o desenvolvimento do bebê.

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