15 razões para não beber Coca-Cola (principalmente crianças)


Todo mundo conhece a indubitável sensação de frescor da Coca-Cola, e muita gente simplesmente ama isso. Apesar disso, há uma alegação com que todos concordamos: a Coca-Cola não é saudável e é importante que ao menos as crianças evitem seu consumo a qualquer custo. Veremos aqui 15 razões para não beber Coca-Cola (principalmente crianças).

1. Nenhum nutriente

A coca-cola não possui nenhum nutriente, é basicamente constituída de açúcar e possui alta concentração de calorias, sendo extremamente prejudicial à saúde.

2. Suprime o apetite

Por suprimir o apetite, beber coca-cola faz com as crianças tenham menos vontade de comer alimentos saudáveis. Consequentemente ficam fracas e têm seus sistemas imunológicos debilitados.

3. Contém fósforo

O fósforo, comum em diversos refrigerantes, pode eliminar o cálcio dos ossos. Crianças (principalmente meninas) que consomem coca-cola são altamente propensas a sofrerem lesões nos ossos.

4. Causa cáries

Não somente por causa do açúcar, mas também por sua alta concentração de ácidos, a coca-cola é capaz de causar cáries. Em apenas 20 minutos os ácidos presentes na coca-cola podem eliminar o esmalte protetor dos dentes.

Leia também: CÁRIE: BALAS SEM AÇÚCAR QUE PROTEGEM OS DENTES DAS CÁRIES

5. Contém cafeína

A coca-cola possui cafeína, substância que pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças, causando os mais variados problemas de ordem psicológica.

6. Pode causar diabetes

Por desequilibrar os níveis de açúcar no sangue, a coca-cola é uma das grandes responsáveis pela diabetes.

Leia também: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

7. Glutamato monossódico

Graças aos ácidos cítricos encontrados na coca-cola, é possível também encontrar rastros de glutamato monossódico, uma toxina extremamente prejudicial ao cérebro.

coca cola 2

8. Inflama o estômago

Quem bebe coca-cola regularmente acaba por prejudicar o equilíbrio alcalino do estômago, causando inflamações e dores insuportáveis.

9. Desidrata

A coca-cola é um produto altamente diurético, muito mais que café ou chás, portanto pode prejudicar as funções digestivas normais.

10. Possui Aspartame

O aspartame presente na coca-cola e diversos adoçantes é alarmantemente perigoso, sendo responsável por problemas endócrinos.

11. Aumenta a pressão arterial

Por aumentar a pressão arterial, este refrigerante pode causar sérios problemas no coração e também interromper o sono saudável que é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

12. Causa irritação

A cafeína presente na coca-cola é também capaz de causar sérias alterações no humor, junto ao açúcar, trazendo sérios danos psicológicos e comportamentais às crianças e também adultos.

13. Obesidade

Apenas um copo de coca-cola possui mais de 100% da quantidade de açúcar recomendada pelos nutricionistas. Isso, por si só, é o suficiente para causar os mais severos casos de obesidade que resultarão em problemas ainda mais sérios, como possíveis ataques do coração.

14. Amarela os dentes

Além das cáries que causarão dor e só poderão ser tratadas por um dentista, os ácidos da coca-cola amarelam e desgastam os dentes, prejudicando a dentição saudável.

15. Vicia

Justamente pela sensação de prazer causada pela dopamina a coca-cola vícia. É comum encontrar pessoas que têm o hábito de tomar coca-cola diariamente, e pior, diversas vezes ao dia. Com todos os pontos acima, não é necessário repontuar todos os problemas irreversíveis que isso pode causar à saúde.

coca cola 3

Simplesmente parem de beber e de dar Coca-Cola às crianças

Um refrigerante que surgiu do ideal de ser um elixir de saúde tomou rumos diferentes daqueles propostos por seus idealizadores. Isso, obviamente, foi uma demanda de mercado. Assim acontece com a maioria das empresas e produtos neste mundo moderno. As boas intenções são tomadas pelas cruéis demandas monetárias do mercado. Como já foi frisado, não há dúvidas de que este refrigerante seja muito agradável para os mais variados paladares (se não a maioria), porém é necessário bom senso. Seu consumo diário ou exagerado pode trazer consequências graves à saúde, principalmente das crianças que ainda estão em desenvolvimento.

E como tudo é uma questão de cultura, que tal dar o exemplo em casa, não comprando e não bebendo coca-cola (principalmente na frente dos teus filhos)? Eles terão uma vida inteira para desfrutarem da bebida, se quiserem, mais pra frente. Poupar as crianças, inocentes, de um produto que nada de bom lhes oferece, de verdade, é uma coisa sensata e responsável que quase-quase deveria ser uma obrigação dos pais que querem o bem de seus filhos. Concordam?

Especialmente indicado para você:

6 MULTINACIONAIS ENVOLVIDAS COM TRABALHO ESCRAVO E EXPLORAÇÃO INFANTIL

THE REAL THING: A INVENÇÃO QUE TRANSFORMA COCA-COLA EM ÁGUA POTÁVEL

REFRIGERANTES NÃO SERÃO MAIS VENDIDOS EM CANTINAS ESCOLARES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Zelito
    Publicado em 19/12/2020 às 8:40 pm [+]

    A verdade também deve ser dita. Eu acho que a Coca-Cola é imbatível em refrigerante bem gelado. Ainda mais quando é servido com gelo. Tenho a impressão que todo esse mito vem dos concorrentes que está por lançar um produto novo no mercado. Quem é líder no mercado….Coca Cola então é esse a ser atacado .⁰


  2. cocô
    Publicado em 28/12/2020 às 6:52 pm [+]

    é, boa! toma bem muito, dois litros por dia ta valendo!


  3. Sincero
    Publicado em 08/04/2022 às 5:52 pm [+]

    Toma mais, a seleção natural vai dizer quem estava certo.


  4. Pulo dos santos
    Publicado em 02/02/2021 às 8:41 pm [+]

    palmeiras nao tem mundia


  5. Pulo dos santos
    Publicado em 02/02/2021 às 8:42 pm [+]

    palmeiras não tem mundial


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...