Depressão pós-sexo - um problema que atormenta muitas mulheres

Depressão pós-sexo

Depressão pós-sexo, ou disforia pós-coito como também é chamada, é a antítese do que se espera de uma relação sexual prazerosa. No entanto, este é um problema bastante comum, que chega a atingir 2 em cada 3 mulheres. E atinge homens também. O problema é que pouco se fala dessa mal estar. Vamos ver de que se trata, então?

Normalmente você relaciona relação sexual e orgasmo com relaxamento e prazer. Porém, se você é uma de muitas que vem sofrendo com ansiedade, irritação e até agressividade pós-sexo, você poderá estar com disforia pós-coito.

Como dissemos acima, a disforia pós-coito também pode atingir os homens (um cansaço chato, desânimo, angústia e tristeza que dura, mais ou menos tempo, sempre após um orgasmo). Veja mais aqui

Disforia, na definição, nada mais é do que uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, e está relacionada com sentimentos de tristeza, pena, angústia. Um mal-estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo.

casal infeliz na cama

Fonte foto

Na verdade, não se sabe, à ciência certa, com o que está relacionada a depressão pós-sexo, ou disforia pós-coito mas, com certeza sabe-se que está relacionado com o cérebro e as substâncias químicas que este libera, em determinadas situações. As substâncias químicas liberadas pelo nosso cérebro após o orgasmo estão ligadas à sensação de prazer e são serotonina e endorfina. Pensa-se que, em algumas pessoas, o excesso destas substâncias possam afetar a sua boa sensação causando a disforia.

Mas, outros estudos apontam à possibilidade de que um excesso do hormônio prolactina, hormônio que produz o leite, também possa produzir essa sensação desagradável (leia mais nestes links aqui)

O certo é que muita gente sofre desse mal sem saber como resolver o problema.

Estudos e possíveis causas

Um dos estudos atuais sobre este assunto é a pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, com 200 mulheres, que detectou que 1 em cada 3 sofrem ou já sofreram de disforia pós-coito. Leia aqui este estudo.

Outra possibilidade é que a depressão pós-sexo ocorra em pessoas, homens ou mulheres, que sofreram algum tipo de abuso sexual e que não encararam devidamente o trauma. Ou pode até ser uma indicação do seu organismo para você repensar suas escolhas, também.

Mas, de qualquer forma, por tudo o que se lê sobre o assunto, a depressão pós-sexo não tem nada a ver com desamor pela pessoa com quem você está. É mais um problema que emerge do subconsciente, ou uma explosão descontrolada de hormônios, ou uma sobrecarga de neurotransmissores que, com certeza, afetam seu organismo desta forma desagradável como se sexo fosse ruim. E todos sabemos que não é.

Portanto, se você está sofrendo com disforia pós-coito, não se desespere, procure um médico que te ouça, faça exames para detectar suas taxas hormonais, enfim, investigue o que é que pode estar errado com você mas, não fique pensando que o amor morreu ou que você é uma pessoa ruim por ficar assim.

Especialmente indicado para você:

setaDEPRESSÃO SE COMBATE COMENDO ÔMEGA 3, MAS SÓ SE VOCÊ FOR MULHER

seta5 ATITUDES QUE PODEM TE AJUDAR A DAR UM JEITO NA DEPRESSÃO

setaPASSIFLORA CONTRA O ESTRESSE E DEPRESSÃO: ACALMA E RELAXA