Como ter a pele sempre jovem?


Quem não quer sentir-se jovem? E com a aparência de jovem? Cada vez mais homens e mulheres têm se cuidado para alcançar esse objetivo.

E, como a primeira impressão é a que fica, é a pele a principal região que recebe os cuidados para manter-se viçosa e jovial. Com o passar do tempo, é natural que a pele perca a elasticidade e apresente sinais de expressão, conhecidos como rugas.

Se você quer manter a sua pele bonita, esteja atento a estas dicas e procure aplicá-las no seu dia a dia. Alguns hábitos são verdadeiros inimigos da pele e, claro, da saúde.

1. Tabagismo

Um cigarro tem o poder de impedir a oxigenação da pele por 90 minutos. O problema é que um fumante fuma muito mais do que um cigarro por dia. O cigarro faz a pele ficar opaca e com um cor acinzentada. Sem falar em todos os notórios problemas que o cigarro causa à saúde. “O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça”, explica a dermatologista Daniela Taniguchi para o site MinhaVida. Parar de fumar é a regra número 1 para ter uma pele sempre jovem.

Leia também: PARAR DE FUMAR? É POSSÍVEL COM 10 REMÉDIOS NATURAIS

2. Não usar protetor solar

A exposição solar é a principal causa do envelhecimento da pele e, também, do câncer de pele, pois a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta. Segundo a dermatologista, “A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas”. O fator de proteção solar a ser aplicado não deve ser menor que 30.

Leia também: USE PROTETOR SOLAR: O ALERTA DE WOLVERINE CONTRA O CÂNCER DE PELE‏

3. Não limpar a pele

O ar poluído está repleto de gases nocivos que formam uma película de toxinas que é absorvida pela pele. Isso aumenta as reações de oxidação e a formação de radicais livres. A oxidação causa o envelhecimento da pele, porque é um processo natural que envelhece as células do nosso organismo. Para evitar acelerar esse processo, é preciso proteger a pele aplicando, diariamente, filtro solar, hidratante e fazer a higienização.

4. Consumir açúcares e gordura

Quando consumido em excesso, o açúcar desencadeia um processo de envelhecimento celular chamado “glicação”, que leva à perda de elasticidade. Já a gordura excessiva acumula-se no tecido subcutâneo, causando gordura localizada e celulite.

5. Ser sedentário

A prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a pele, pois melhora a circulação sanguínea, o metabolismo do organismo, evita a glicação, combate o estresse e a flacidez melhora a qualidade do sono.

Leia também: BRASIL: SEDENTARISMO ANTES DOS 34 ANOS DE IDADE

6. Não usar hidratante

Deve-se proteger a pele de agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. A hidratação da pele ajuda a preservar a elasticidade, evita ressecamentos e dermatites.

Leia também: 15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

7. Dormir mal

Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Já a falta de sono impede que o organismo descanse, provocando uma pele cansada e sem viço e com olheiras.

Leia também: INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?

8. Estresse

O estresse altera nossos hormônios. Taniguchi explica que ele “pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções”, sendo as mais comuns herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

9. Não ter uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes

Uma dieta equilibrada é formada de vegetais, frutas, leguminosas, cereias, hortaliças, que juntos combatem os radicais livres, os maiores inimigos da pele. Esses alimentos contêm antioxidantes, que têm a função de neutralizar os radicais livres. Invista na vitamina C, encontrada na laranja, na acerola, na cenoura, no kiwi, no limão; na vitamina E, encontrada nas amêndoas, nozes, castanha do Pará, na gema de ovo; na vitamina A, encontrada na abóbora, batata-doce, no damasco seco, melão e brócolis; e em bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, uvas escuras e vermelhas.

Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

10. Hidratar-se pouco

A falta de água resseca a pele e a deixa flácida. Além disso, a água é um veículo para eliminar toxinas do organismo. O adequado é consumir dois litros de água diariamente para manter a pele hidratada.

Saiba mais sobre cuidados com a pele:

MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

10 MAUS HÁBITOS QUE AUMENTAM AS RUGAS

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

Fonte: MinhaVida




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...