Brasil tem 20% de obesos em sua população


O GreenMe já falou, em outra matéria, sobre o problema da obesidade infantil entre as crianças brasileiras. Mas não só elas estão em risco.

Em alerta para o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, a EBC entrevistou a endocrinologista Cristina Blankenburg sobre os riscos da obesidade e da diabetes na população adulta brasileira.

A obesidade já atinge um quinto do total da população do país e a principal causa da diabetes tipo 2 é o excesso de peso. Segundo a médica, a obesidade é um problema de saúde, e não apenas um problema estético, que pode estar associada a várias outras enfermidades, além do aumento da mortalidade na população em geral.

A obesidade infantil também é grave, pois os índices são altos não só no Brasil, mas em todo o mundo. Hoje, há doenças que não eram comuns na infância e que já são tratadas em crianças.

A alimentação inadequada e a falta de atividade física são os dois fatores principais que causam a obesidade. A médica ressalta que os produtos processados devem ser evitados, como as comidas e bebidas prontas. Os produtos industrializados devem dar lugar a produtos mais naturais e preparados em casa.

E quem come fora de casa todos os dias? O que fazer? Você pode levar a comida de casa, que, além de sair mais barato, é mais saudável. Se você come em restaurantes self-service, escolha os alimentos saudáveis. Há muitas tentações naquela infinidade de opções, mas há, também, muitas delícias saudáveis expostas esperando para serem colocadas em nossos pratos.

Outra dica dada pela endocrinologista é ter como hábito comer fruta na sobremesa. É muito comum as pessoas comprarem doces prontos, mas eles têm um alto teor de açúcar.

Não quer dizer que você não pode comer nunca um sorvete, tomar um refrigerante ou comer um sanduíche, mas devem ser exceções, e não alimentos que fazem parte da alimentação cotidiana.

Quanto à prática de exercícios físicos, a especialista afirma que 20 minutos de atividade diária, como a caminhada, trazem benefícios à saúde. Isso pode até não levar à perda rápida de peso, mas o benefício é comprovado, como, por exemplo, a diminuição de açúcar no organismo.

Outro fator de saúde é dormir bem. O exercício físico ajuda a ter bom sono, e as telas de tablet, computador e celular devem ser evitadas antes de dormir, porque afetam a qualidade do sono.

No caso da diabetes, se o paciente seguir essa cartilha, pode ter o nível de doses de medicamentos reduzido. Por isso, não adianta tomar remédios e não ter uma vida saudável. O tratamento deve ser conjugado para que o paciente possa levar uma vida normal e sadia.

No caso da alimentação das crianças, lembre-se de que os adultos são o exemplo.

Especialmente indicado para você:

PRINCIPAIS REFLEXÕES DA PESQUISA SOBRE A OBESIDADE MUNDIAL

A OBESIDADE NO MUNDO…E O BRASIL EM 4° LUGAR!!!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...