10 ótimos motivos para deixar seus filhos crescerem com animais


As crianças crescem saudáveis, bonitas e fortes se eles viverem em companhia de animais de estimação. Cães, gatos e outros animais são realmente bons para as crianças, tanto do ponto de vista da saúde quanto às questões ligadas às brincadeiras e à socialização.

Cada vez mais, a ciência confirma o fato de que as crianças que crescem na companhia de animais de estimação, têm um menor risco de desenvolver infecções, asma e alergias.

Entre as crianças e os animais de estimação cria-se uma relação muito especial que as crianças irão lembrar com carinho quando se tornarem adultos. Animais dão às crianças amor incondicional, carinho, afago, jogos e companheirismo.

Veja 10 ótimos motivos para se convencer de que vale a pena deixar teus filhos crescerem com animais domésticos ou envie esta lista para aquele amigo (a) que critica ou tem dúvidas sobre os benefícios desta linda convivência:

1. Menos infecções

As crianças que vivem na companhia de animais de estimação são menos propensas a ter infecções porque os animais as levam em contato com vírus, bactérias e alérgenos. Consequentemente, o sistema imunitário das crianças é reforçado, como explica um estudo publicado na revista Pediatrics.

2. Prevenção da obesidade infantil

Ter um cão ao seu lado previne a obesidade na infância porque ajuda a tornar as crianças mais ativas, propensas ao movimento e à vida ao ar livre, neutralizando a possibilidade de que o excesso de peso possa surgir muito cedo e se transformar em uma doença muito grave.

criancas e animais 2

3. Reduz o risco de alergias

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Saúde Pública do Hospital Henry Ford em Detroit, nos Estados Unidos, tem em casa um animal de estimação não é um perigo para as crianças, ao contrário, parece que o risco de alergias é menor àqueles que vivem em contato com um animal.

4. Crianças menos ansiosas

Crianças são menos ansiosas se vivem com cães. Um estudo feito por um grupo de cientistas da Bassett Medical Center, em Nova York, foi conduzido com 643 crianças com idades entre 6 e 7 anos. O objetivo era o de gravar os níveis de ansiedade dos participantes com e sem os cães e os resultados mostraram que no grupo de crianças que possuíam um cão, 58% do total de crianças participantes, apenas 12% delas resultaram “positivas” em um ensaio de rastreio para a ansiedade.

criancas e animais 3

5. Menos asma

A companhia de cães reduz o risco de asma em crianças. Um estudo realizado na Suécia e publicado no Jama Pediatrics descobriu que crianças criadas com cães tiveram uma redução de 15% de risco de desenvolverem asma em comparação com as crianças que não possuíam cães.

6. Aprender o respeito aos animais

Ter a sorte de viver na companhia de animais desde pequeno, ajuda as crianças a aprenderem o respeito a eles. Os pais devem ensinar as crianças que os animais não são brinquedos, que devem ser bem tratados e têm necessidades que temos que respeitar. Eles nos recompensam com muitos abraços, carinho e diversão.

7. Ajuda mútua

Entre as crianças e os animais de estimação pode-se criar situações de ajuda mútua. Animais de estimação ajudam as crianças a receber amor e a se sentirem menos sozinhas. Por suas vezes, as crianças podem ajudar os animais, podem cuidar deles e até mesmo ajudá-los a encontrar a casa, como aconteceu nos Estados Unidos.

criancas e animais 4

8. Uma relação especial

Existe sempre uma relação especial entre as crianças e os seus animais. Lições importantes da vida como saber esperar, ser tolerante, ajudar os outros, ser paciente, podem ser aprendidas com esta convivência que cria relações de afeto e de responsabilidade também.

9. Animais de estimação e autismo

Animais de estimação podem ajudar as crianças com autismo. Um estudo publicado no Journal of Autism and Developmental Disorder, foi realizado com 70 famílias de crianças com autismo de idades entre 8 e 18 anos, seguido pelo Centro de desordens do Desenvolvimento Neurológico da Universidade de Missouri. Verificou-se que a companhia de animais de estimação, e outros animais, ajuda estas crianças a melhorarem a socialização.

Leia mais: COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (NÃO APENAS CÃES) PODEM AJUDAR CRIANÇAS COM AUTISMO

criancas e animais 5

10. Crianças e cães são semelhantes

Crianças e cães são semelhantes, você sabia? Não critique a mãe e o pai que tratam o animal como irmão do próprio filho. Pesquisadores descobriram que as interações homem-cão provocam o mesmo tipo de reação que existe entre mães e filhos. Isto pode explicar porque nos sentimos tão perto de nossos cães, e vice-versa. A ocitocina, hormônio liberado pelo amor ao animal, é o mesmo liberado no amor ao filho. Este hormônio reduz a ansiedade e a domesticação dos cães pode ter sido importante para a sobrevivência humana. Leia mais no link abaixo:

Leia aqui: POR QUE TEM GENTE QUE TRATA O CACHORRO COMO FILHO?

Leia mais sobre cães e gatos:

CÃES: CARINHO É TÃO OU MAIS IMPORTANTE QUE COMIDA, DIZ PESQUISA

GATO, CACHORRO NA CAMA? VEJA MOTIVOS A FAVOR E CONTRA

É VERDADE: OS CÃES ENTENDEM O QUE FALAMOS. UM NOVO ESTUDO CONFIRMA

GATOS E HOMENS: COMO NASCEU A AMIZADE MILENAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...