Picada de carrapato: sintomas, prevenção e o que fazer

carrapato

Os carrapatos são ectoparasitas da família das aranhas. Vivem nos capins, pelos campos, e também nas cidades, em frestas dos muros. Habitam onde há animais que possam parasitar pois vivem do seu sangue. E são perigosos.

Carrapatos nos transmitem doenças perigosas, isso você já sabe. E as transmitem aos animais domésticos também. Então, leia com atenção e tome as providências necessárias.

Pode acontecer de você não ter cachorros, gatos, galinhas ou cavalos em casa mas, mesmo assim, você poderá ser picado por um carrapato contaminado quando for àquele hotel fazenda de que tanto gosta, ou quando for fazer uma trilha na mata, um passeio no campo.

Sempre que for ao campo

Antes de ir, e todos os dias que lá estiver passeando, use botas, calças compridas grossas e blusas de manga comprida, dobre as meias por cima das calças - proteger o corpo é essencial. Use também um repelente de carrapato (abaixo vou te dar duas receitas com produtos naturais - experimente). Borrife o repelente nas roupas, no corpo todo, nos sapatos, nas mochilas e nas carpas de campismo - quanto mais protegido você estiver, melhor. Quando voltar, revise seu corpo, e o das suas crianças - carrapato gosta de grudar nas dobras da pele mas, pode também te picar em qualquer lugar. Revise, especialmente, as pernas e dobras na virilha. Se encontrar algum ponto negro, olhe bem, pode ser um carrapatinho agarrado.

Primeiro, tome um bom banho e se enxague com vinagre diluído em água - em geral o bichinho vai se soltar e ir embora com a água do banho. O vinagre é desinfetante e seu cheiro não é do agrado dos carrapatos, por isso eles se soltam. Mas, se não soltar, retire-o com cuidado, com uma pinça, fazendo um movimento de torção suave. Verifique se não ficou um pedaço do bicho, a trombinha ou a cabeça inteira, preso no lugar da picada - ela terá de ser retirada.

Nesta foto você pode reconhecer o carrapato em suas 4 fases de vida

Receitas de repelente para carrapato que você pode fazer em casa

 

1º Receita: Vinagre, água, óleos essenciais (eucalipto, hortelã, frutas cítricas)

Misture o vinagre (2 xícaras), água (1 xícara) e gotas dos óleos essenciais de eucalipto, hortelã ou óleos cítricos (20 gotas de cada tipo que usar). Coloque em um pulverizador, misture bem cada vez que for usar. Com esse líquido pulverize corpo, roupas e cabelo (feche os olhos pois arde).

2º Receita: óleo vegetal, gel de aloe vera, óleo essencial de gerânio e de lavanda

Para esta receita, misture um óleo vegetal (2 colheres de sopa.), o gel de aloe vera (1 colher de sopa.), óleo essencial de gerânio e óleo essencial de lavanda (20 gotas de cada). Em um frasco de xampu, despeje a mistura e agite firmemente (agite sempre antes de usar) para que o gel se misture bem com o óleo vegetal. Use esta loção passando em todo o corpo, especialmente nos pés, pernas, braços, dobras da virilha, sovaco, pescoço, antes de sair para caminhar no campo. Repita a aplicação ao meio do dia.

As receitas acima eu recolhi deste site aqui. Mas, você pode inventar outras desde que mantenha os óleos essenciais, o veículo cremoso ou gelatinoso que ajuda o produto a ficar na pele mais tempo, e a frequência do uso. Outros óleos essenciais também são bons como repelentes de carrapato. Lembro aqui do óleo essencial de alecrim, o de tea tree (melaleuca), de cravo-da-índia e do óleo de neem.

E se você for mordido por carrapato - o quê deve fazer?

Porém,o principal é a prevenção. Se, mesmo assim, você for picado por um carrapato retire o bichinho, como a pinça, torcendo, verifique se não ficou a cabeça ou a tromba, retire-as também, com cuidado para não deixar nenhum pedaço na sua pele. Desinfete bem o local e observe. Se a inflamação localizada não aumentar, está tudo bem. Se a área ficar mais vermelha no dia seguinte, ou dolorida, procure um posto de saúde e peça uma avaliação médica.

O perigo da mordida de carrapato qual é?

O perigo das picadas de carrapato são as doenças que este ectoparasita pode transmitir (febre maculosa, babesiose, doença de Lyme ou borreliose, erliquiose - estas são as mais graves, veja aqui).

Sintomas de doenças causadas por carrapatos no Brasil

 

Febre maculosa

Surgem manchas avermelhadas pelo corpo, febre alta, diarreia, dores de cabeça e no corpo.

Babesiose Humana

Ocorrem febres intermitentes, anemia, calafrios, problemas intestinais, cansaço, dores no corpo e dores de cabeça.

Doença de Lyme ou Borreliose Humana Brasileira

Ocorre o surgimento de uma mancha vermelha (eritema) ao redor da área picada podendo se espalhar por todo o corpo, mal-estar, febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Erliquiose Humana

Ocorre vermelhidão da pele, febre, calafrios, dores musculares e de cabeça, falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, faringite, tosse, dor abdominal, confusão mental e redução da imunidade.

carrapato estrela

 Carrapato-estrela, ciclo de vida e indívíduo adulto na folha (é importante a gente reconhecer esse bicho)

!Atenção ao carrapato-estrela!

Se você estiver em região endêmica do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa que é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e é muito perigosa, corra para o pronto-socorro se for picado, mesmo que não tenha sintoma algum. Vá direto ao médico se tiver febre, náuseas ou fraqueza súbita, mesmo que ache que não foi picado pelo estrela.

Esta doença, que é muito traiçoeira e que pode ser mortal, às vezes não apresenta sintomatologia clara então, na dúvida, vá ao médico e exija exames de sangue que comprovem ou não, seu contágio (leia aqui o que diz a Fiocruz sobre esse assunto). O carrapato-estrela parasita os cavalos soltos nos campos em todas as regiões do nosso país.

É importante que você saiba identificar o carrapato-estrela, e diferenciá-lo dos outros. Desse conhecimento pode depender a sua vida. Por isso coloquei aqui essa foto bem grande.

Bom, espero que este artigo não te impeça de sair por aí com a mochila ao ombro. Tome as medidas de prevenção, esteja atento. O conhecimento é a melhor arma contra qualquer inimigo, mesmo que este seja um minúsculo carrapato.

Escolhi alguns artigos para você complementar este aqui. Se quiser, dê uma olhada no link a seguir. E, boas férias!

Especialmente indicados para você:

COMO PLANTAR CITRONELA EM CASA

PULGAS - QUEM TEM CACHORRO EM CASA SABE BEM COMO É DIFÍCIL DE TIRAR

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

Fontes: Zoonose e Medico Responde