Os perigos de alguns alimentos se consumidos crus


Para aproveitar os benefícios dos alimentos, devemos saber como prepará-los. Hoje, vamos conhecer alguns alimentos que não devemos ingerir crus.

Muitos alimentos quando ingeridos crus podem estar contaminados por bactérias e causar, por isso, uma intoxicação alimentar. Vamos saber quais alimentos precisam ser cozidos antes de serem comidos.

Carne de porco

A carne de porco ocupa sempre a posição número um da lista. Aprendemos na escola, quando pequenos, que a carne de porco pode causar triquinose, uma infeção provocada pelo consumo de carne de porco mal cozida contaminada por larvas de trichinella.

Batata verde

Se a batata estiver verde, não a coma. Quando a batata fica muito tempo exposta ao sol, pode desenvolver uma substância química chamada solanina, que em grandes quantidades pode ser tóxica. Se consumida, pode provocar dor de cabeça, fadiga, náuseas e problemas de estômago. Sempre armazene as batatas em lugares frescos e secos.

Sementes

Não devem ser consumidas cozidas, nem cruas. As sementes de maçãs, pêssegos e pêras contêm uma substância química chamada amigdalina, cuja composição inclui cianeto.

Leia também: AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

Ovos

Os ovos, se comidos crus, podem conter salmonela, uma bactéria que infeta um em cada 30.000 ovos.

Carne de frango

A carne de frango é facilmente contaminada até chegar ao supermercado, causando uma intoxicação alimentar. Essa carne deve ser cozida a pelo menos 75 graus. Não lave o frango antes de cozinhá-lo, pois pode encher a sua cozinha de bactérias.

Feijão vermelho

O feijão, se não for bem cozido, além de ficar com o sabor e a consistência horríveis, pode causar náuseas, vômitos e uma dor de estômago. Isso se deve a uma toxina natural chamada lectina. Mergulhe os grãos em água por cerca de cinco horas antes de cozinhá-los para que essa substância se torne inofensiva.

Vegetais crucíferos

Crucíferos são vegetais como a couve-flor e o brócolis. Eles podem ser comidos tanto cozidos quantos crus porque um de seus benefícios se encontra em um composto chamado glucosinolato, que tem efeito protetor contra muitos tipos de câncer. Mas aqueles que já sofrem de hipotiroidismo severo não os devem comer crus, pois existem pesquisas científicas que afirmam que esses vegetais podem interferir na produção de hormônio da tireoide. A tireoide é uma glândula endócrina importante que interfere na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor, e no controle emocional.

Leia também: SUCO DE COUVE: DESINTOXICA, EMAGRECE E DÁ ENERGIA!

COUVE-FLOR: 3 RECEITAS ESPECIAIS

Carne de boi

Há quem adore uma carne de boi mal passada. Mas isso pode ser um risco devido, porque pode provocar uma infecção intestinal causada pelo verme (céstodo) Taenia saginata, que infeta os músculos dos animais. Uma vez contaminado, o verme adulto vive no intestino humano e pode chegar a medir entre 5 m e 10 m de comprimento! Cozinhe a carne de boi a uma temperatura mínima de 56º C durante pelo menos 5 minutos.

Espinafres

Evite comer crus espinafre, acelga e e folha de beterraba, pois esses vegetais contêm ácido oxálico, uma toxina que, quando consumida em excesso, pode causar danos renais graves.

Fonte:sapo dietadosnutrientes




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...