Pilates: 10 benefícios para o corpo e para a mente

pilates-benefícios

Todos nós sabemos que a prática de uma atividade física faz bem não somente ao nosso corpo, mas também nos dá uma sensação de bem-estar anímica.

Mas nem todas as pessoas gostam de ficar horas na academia fazendo musculação ou tem a oportunidade de fazer uma atividade física em um ginásio.

Para tonificar a musculatura, o pilates é uma atividade que ajuda a ficar em forma e não só: os exercícios de pilates ajudam a melhorar a respiração, alinhar a coluna, estimular a concentração para um movimento suave, proporcionar você entrar em sintonia com o seu corpo.

Atualmente, os espaços autorizados para a prática do pilates aumentou bastante e certamente há um próximo de sua casa.

Os exercícios podem ser dados em uma intensidade reduzida e sem grandes lesões. O pilates já muito foi confundido com a yoga, e há quem conciliam exercícios de ambas as práticas.

Veja, a seguir, uma lista com 10 benefícios que a prática dos exercícios de pilates traz:

1. Consciência corporal e melhor postura

Profissionais de educação física afirmam que o maior dos benefícios do Pilates é a consciência corporal, pois após adotar a prática, você será capaz de relacionar as dores e lesões ocasionadas pelas tarefas do dia a dia com os movimentos feitos em aula.
O Pilates possibilita que você se torne mais consciente da sua postura, de como se posicionar ou sentar, em atividades do cotidiano, como ao atender o telefone, utilizar o computador, ou até mesmo descansar o pescoço.

Os  alongamentos e movimentos possibilitam maior espaço entre as vértebras, o que não só transparece que você seja mais alto, como também contribui para uma melhor mobilidade, assim transformando sua coluna com mais rigidez. Essa nova flexibilidade obtida pode evitar problemas degenerativos na coluna vertebral, assim favorecendo também uma movimentação com mais facilidade e menos desconfortos.

2. Sem impacto sobre as articulações

O Pilates é uma ótima maneira de preparar você para atividades de maior intensidade. Os exercícios não colocam qualquer estresse sobre as articulações e não geram desgastes sobre seus ligamentos e cartilagens em torno de suas articulações, principalmente quando nos referimos às articulações dos ombros e joelhos.
O Pilates pode ser considerado uma reabilitação corporal ou uma leve sessão de fisioterapia. Diferenciando-se de exercícios mais intensos, o Pilates pode ser praticado todos os dias, pois não gera sobrecarga sobre músculos e articulações. 

3. Mente sã

Os benefícios do Pilates não só se limitam ao melhor condicionamento físico, mas também abrangem a saúde emocional. Os movimentos suaves e firmes podem contribuir para acalmar a mente e o sistema nervoso. Os alongamentos e movimentos podem fortalecer os músculos, assim melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a tensão de forma mais completa.
A cada treino você poderá se sentir mais calmo, equilibrado, possivelmente mais rejuvenescido e sem estresse. É fundamental se concentrar para permitir que toda a tensão seja eliminada, essa é a forma de seu corpo conquistar saúde física e mental.

4. Mais equilíbrio e mais coordenação motora

As mulheres constituem a maioria dos praticantes de Pilates, e a faixa etária de 40 anos é uma fase que exige mais atenção para elas, pois é possível identificar a deterioração de equilíbrio e enfraquecimento de músculos e receptores nervosos, reduzindo assim a sensibilidade.
Elas buscam apoio no Pilates, pois este pode inverter o processo de envelhecimento e favorecer a uma melhor estabilização. A prática pode trabalhar músculos pequenos e profundos, os quais são necessários para manter o corpo, principalmente a coluna, condicionada para caminhadas e atividades mais densas.
Os movimentos realizados no Pilates podem favorecer o seu preparo físico para inúmeras outras atividades, assim lhe preparando para evoluir ainda mais fisicamente, com mais capacidade de equilíbrio e melhor coordenação motora.

5. Menos dores e rigidez

Se você é uma das pessoas que sofre constantemente com dores de osteoartrite, artrose e fibromialgia, então ficará feliz em saber que ao alongar seu corpo nas aulas de Pilates, reconhecerá que a dor aliviará. Escolher o exercício adequado é vital para a gestão de artrite, pois aumenta a flexibilidade de todo o corpo para a execução de alongamentos, além de reduzir significativamente as fadigas.

Os alongamentos feitos no Pilates ajudam a bombear os nutrientes vitais para os tendões e músculos, ajudando-os a se manter saudáveis e com menor possibilidade de lesões. Nota-se também um estímulo válido para a produção de lubrificantes (fluído sinovial), que agem sobre a aderência. Com uma melhor circulação, ombros, pernas, costas e pescoço se soltaram e então será possível identificar a redução de dores e rigidez, já que elimina a tensão.

6. Pós-gravídico

Os benefícios do Pilates tambem podem se estender às ex-gestantes. É comum conhecermos algumas mulheres que não se sentem satisfeitas com a parte inferior de seu abdômen após o parto. As agora mamães podem praticar os exercícios com alguns movimentos que tendem a colaborar para que o abdômen obtenha uma estrutura plana novamente, e isso ocorre devido à eficiência da memória muscular.
É importante ressaltar que esse benefício é mais comum com mulheres fisicamente ativas, as quais se dedicaram apenas para obter um pouco mais de tonificação.

7. Respiração correta

Muitas pessoas obtêm melhor qualidade de vida apenas por compreenderem as melhores técnicas de respiração, e isso pode ser aprimorado com a prática de exercícios físicos. Aqueles que lidam com bloqueio referente ao diafragma podem notar os benefícios do Pilates no melhor controle da musculatura respiratória, ou seja, controlando melhor a inspiração e a expiração.

8. Flexibilidade

Os alongamentos não só colaboram para você obter uma melhor postura ou reduzir as dores e problemas com as articulações. Ao praticar Pilates, você poderá notar que sua flexibilidade será otimizada, principalmente da parte posterior do corpo, que é responsável pela maioria dos problemas de flexibilidade.

9. Pode ser praticado em qualquer lugar

Assim como a yoga, os movimentos feitos no Pilates são suaves e devem ser executados de forma lenta e reflexiva, assim exigindo concentração e foco. Mesmo com uso de pequenos acessórios, você pode praticar Pilates não só nas academias, mas ao ar livre, em casa, ou em qualquer outro lugar, o que é muito interessante para pessoas que viajam e não desejam interromper a prática de exercícios.

10. Todas as idades

Os benefícios do Pilates podem ser muito convenientes para idosos. Os movimentos e o ambiente ameno proporcionam reflexão e descanso para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida através da prática de exercícios físicos. Há academias que disponibilizam turmas especiais para esse público, onde os instrutores analisam as limitações e despertam a atenção dos praticantes, motivando-os e construindo uma aula voltada para a superação de cada aluno.
Os benefícios do Pilates podem ser notados a partir da terceira semana de dedicação, dentre esses, os idosos poderão reconhecer que dormirão melhor e se sentirão mais dispostos.

Leia também:

12 BENEFÍCIOS DO PILATES QUE VOCÊ PRECISA SABER! (o número 4 vai te surpreender)