Óleo de chia: benefícios e usos na cozinha e para a beleza


Você que já fã da chia, já sabe de todos os seus benefícios, usos e contraindicações. Agora é hora de saber também sobre os benefícios do óleo de chia.

Um óleo de sabor suave, que extraído das sementes de chia por um processo de prensagem a frio, oferece uma infinidade de benefícios para a saúde porque mantém todos os benefícios destas sementes.

Mas como usá-lo? Vejamos algumas dicas e ideias para incrementar as tuas receitas e dar uma força à tua beleza utilizando o óleo de chia:

Como usar o óleo de chia na cozinha

* O óleo de chia pode ser usado para temperar saladas como qualquer outro azeite. Do site Heal With Food tiramos uma receita pra fazer um molho para saladas gostoso e saudável:

Coloque 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco,

3/4 de xícara de óleo de chia,

2 colheres de chá de mostarda,

2 colheres de sopa de ervas frescas picadas,

1/4 colher de chá de sal e

1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

Coloque os ingredientes em um frasco limpo de vidro com tampa.

Tampe e agite bem o frasco para misturar bem os ingredientes.

Sirva sobre as tuas saladas preferidas.

* O óleo de chia também é excelente em sucos, centrifugados e batidas principalmente se feitos com ingredientes cheios de vitaminas A e K que são lipossolúveis e não são absorvidas pelo organismo sem que um óleo ajude na sua absorção. Coloque uma colherzinha deste óleo nos sucos que levam por exemplo cenoura, espinafre, manga, tomate, melão, abacate, aveia, agrião, etc.

* Fica bom em tudo porque o óleo de semente de chia possui um sabor neutro, ou seja, não altera o sabor do prato. Então dá para usá-lo inclusive em receitas de doces, pode adicioná-lo ao cereal matinal, ao iogurte, ou em sopas frias como o gazpacho. Tenha em mente que o óleo de chia contém ácidos graxos que são sensíveis ao calor, e, portanto, melhor usá-lo cru em receitas frias.

* Não quer cozinhar nada? Até mesmo em uma colherzinha você pode consumir este óleo puro para aproveitar todos os seus benefícios.

Benefícios do óleo de chia para a tua saúde

Apesar de ser altamente calórico (120 calorias em uma colher de sopa) se consumido com moderação, o óleo de chia não vai engordar pois sua gordura é boa, são ácidos graxos poli-insaturados dominantemente o ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3.

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para uma boa saúde, fazem bem ao cérebro e são particularmente importantes para as funções cognitivas e de comportamento. O ômega-3 tem propriedades anti-inflamatórias sendo útil para pessoas com problemas nas articulações, e protege o corpo de doenças cardiovasculares. Uma deficiência destes ácidos pode causar falta de memória, depressão, fadiga, má circulação, pele seca e escamosa. As pessoas que não comem peixe (vegetarianos e veganos) poderiam ter carência de ômega-3 e portanto se beneficiariam muito com a adição deste óleo na alimentação diária.

Talvez te interesse ler também:

ÔMEGA 3 – VOCÊ SABE QUE BENEFÍCIOS TRAZ O CONSUMO DAS GORDURAS SAUDÁVEIS?

ÔMEGA 3 NÃO TEM SÓ NOS PEIXES – CONHEÇA 6 FONTES VEGETAIS DE ÔMEGA 3

Mas, assim como as sementes da chia, o seu óleo pode ser contra-indicado em alguns casos. Por exemplo em pessoas que fazem uso de medicamentos para problemas cardiovasculares e outros. Consulte um médico antes de adicionar o óleo de semente de chia na sua alimentação diária, se você estiver tomando qualquer medicação.

Devido às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, o óleo de chia está se tornando um suplemento nutricional cada vez mais popular entre as pessoas com problemas nas articulações. Os ácidos graxos ômega-3, responsáveis ​​por estas propriedades anti-inflamatórias, vêm sendo demonstrados como capazes de reduzir a dor articular e melhorar a mobilidade das articulações em doentes com artrite reumatóide.

O óleo de chia na beleza da pele

Além de fazer bem por dentro quando usado na alimentação, para uso externo, o óleo de chia também pode ser maravilhoso.

* É um hidratante poderoso para os casos de pele muito seca e para aumentar a função da barreira cutânea, melhorando a textura e a qualidade da pele.

* Tem propriedades antienvelhecimento dado que o ômega-3 ajuda também na formação do colágeno e há evidências de que diminua a formação de manchas de envelhecimento.

* Por sua propriedade anti-infamatória, o óleo de semente de chia pode ajudar a pele inflamada, com prurido, dermatite e até queimadura solar.

Talvez te interesse ler também:

SEMENTES DE CHIA: COMO CONSUMIR, EM QUE QUANTIDADE E COM QUAIS ALIMENTOS

SEMENTE DE CHIA É TUDO DE BOM, MAS COM SÉRIAS RESTRIÇÕES

RECEITA SAUDÁVEL DE BROWNIE DE CHOCOLATE E CHIA (SEM FARINHA)

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...