Vai ter Olimpíadas! OMS diz que não existem motivos para cancelar evento


Depois de mais de 125 cientistas terem enviado uma carta aberta à Margaret Chan, diretora-geral da OMS, pedindo para que os Jogos Olímpicos no Rio fossem adiados ou cancelados, a organização respondeu que não há motivos para tanto.

Os cientistas, renomados especialistas em ética médica das universidades de Oxford, Havard e Yale, alegam que os jogos aumentam os riscos de uma propagação mundial do vírus que causa, entre outras doenças, a microcefalia em bebês. Seria, no parecer deles, inclusive antiético manter os jogos que reunirá mais de 500 pessoas em um lugar de alta incidência do vírus.

Os cientistas também fundamentaram o pedido que, apesar de parecer estranho, não seria de todo novo pois, outras olimpíadas já foram canceladas: as 1916, 1940 e 1944, além da Liga de Baseball dos EUA e da Copa Africana das Nações, que tiveram suas sedes modificadas por motivos de saúde pública, surtos de doenças.

Mas a OMS não vê motivos para o alarme e se pronunciou dizendo que “cancelar ou alterar o local dos Jogos Olímpicos de 2016 não vai alterar significativamente a propagação internacional do vírus Zika”. O Brasil é apenas um dos quase 60 países e territórios que que vêm apresentando transmissão contínua do Zika vírus. As pessoas continuam viajando para estes países e territórios por diversas razões e a melhor maneira de reduzir o risco de contrair a doença é seguindo os conselhos da própria OMS:

* Mulheres grávidas devem evitar viagens para as áreas com transmissão do vírus, o que inclui o Rio de Janeiro.

* Aos parceiros sexuais das mulheres grávidas que retornam de áreas com ocorrência do vírus se aconselha de fazer sexo seguro durante toda a gravidez.

Talvez essa tenha sido uma oportunidade de cancelar estes jogos sem que a culpa recaísse totalmente sobre a nossa incompetência. Ou será que a OMS tem razão em não alarmar, afinal, não se pode impedir as pessoas de irem e virem e não seria justo cancelar o evento para aqueles que estão treinando e se preparando para os jogos, sem falar naqueles que estão trabalhando duramente para que tudo ocorra bem.

Só quem mora no no Rio de Janeiro pode responder à pergunta: o Rio está preparado para sediar as Olimpíadas 2016?

De qualquer forma seguem outros conselhos da OMS, visto que vai ter olimpíadas:

* Quem estiver pensando em ir ao Rio, deve seguir os conselhos das autoridades de saúde de seus próprios países e consultar um profissional de saúde antes de viajar.

* As pessoas devem se proteger das picadas de mosquitos usando repelentes de insetos e roupas de cores claras e que cubram o corpo inteiro.

* Praticar sexo com camisinha ou se abster de sexo durante a sua estadia e durante pelo menos 4 semanas após seu retorno (a recomendação se dá porque pessoas podem contrair o vírus Zika e não apresentarem sintomas).

* Escolher acomodações que tenham ar-condicionado, portas e janelas sempre fechadas para evitar a saída de ar frio e a entrada de mosquitos.

* Evitar visitar áreas que não possuam saneamento básico adequado pois são áreas ideais para a reprodução ideal de mosquitos.

Por fim, a OMS diz que continuará acompanhando a situação e atualizando seus conselho, caso seja necessário.

Talvez te interesse ler também:

PERNILONGOS: POR QUE É IMPOSSÍVEL ESCAPAR DAS SUAS PICADAS?

ZIKA VÍRUS: PREVENIR É FUNDAMENTAL, CONHEÇA 7 AÇÕES PARA PREVENÇÃO

OS PERNILONGOS TE AMAM? DESCUBRA PORQUÊ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...