Sinusites aguda e crônica: tratamentos e remédios naturais


A sinusite em si é uma condição comum e acomete grande parte das pessoas. Entenderemos o que causa a sinusite e também os dois tipos existentes: a sinusites aguda e a crônica.

Veremos quais são os tratamentos e remédios caseiros que podem ajudar e muito no alívio das dores causadas pela sinusite.

O que é sinusite e quais suas causas

A sinusite é o quadro de inflamação dos seios da face. Os seios da face são cavidades cheias de ar que ficam dentro dos ossos do crânio. Inflamações nos seios da face impedirão a passagem do ar, ocasionado dores e desconforto na região, que é então a sinusite.

diversos agentes que podem causar a sinusite ou inflamação dos seios da face. A sinusite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou fatores alérgicos. Dentre estes grupos podemos citar o pó ou a poeira da sujeira ou do ambiente, contato com determinadas substâncias químicas e etc.

Diferença entre sinusite aguda e sinusite crônica

Há essencialmente dois tipos de sinusite: sinusite aguda e sinusite crônica. A sinusite aguda dura até 4 semanas, portanto pode ser identificada e tratada com maior facilidade. Já a sinusite crônica pode durar várias semanas e alguns casos até mesmo anos. Normalmente é muito difícil encontrar a causa da sinusite crônica, portanto também é muito difícil de tratá-la.

Comumente a sinusite pode começar devido a um resfriado ou mesmo alergia, ou mesmo devido a fungos em pessoas que tenham um sistema imunológico mais fraco. Nos casos de sinusite crônica, é muito comum atribuir sua causa a problemas de estrutura nas próprias vias nasais da pessoa.

Embora os dois tipos de sinusite tenham durações diferentes, seus sintomas são os mesmos, incluindo dor e sensação de pressão facial, muco espesso e congestionamento nasal.

Tratamentos e remédios naturais para sinusite

Para que o tratamento ou remédio natural para sinusite seja eficiente, é necessário antes de tudo descobrir o que está causando a sinusite em você. Como vimos, há diversos agentes causadores de sinusite, que podem ir desde bactérias, vírus e até mesmo alergias. Seja qual for o seu caso, o passo inicial é procurar um médico para que ele possa verificar sua real condição.

Tendo conhecimento então do que está causando sua sinusite, você pode complementar seu tratamento com remédios naturais que auxiliarão bastante no alívio das dores causadas por esta doença.

Alguns dos tratamentos caseiros mais recomendados para sinusite são listados a seguir:

Umidificadores de ar

Os umidificadores de ar podem ser utilizados no tratamento da sinusite pois tendem a ajudar na respiração e alívio do estado dos seios faciais;

Vapor

Assim como os umidificadores de ar, o vapor pode ser extremamente útil no alívio de dores da sinusite. Pode-se respirar os vapores do chuveiro enquanto toma banho e também de água que tenha sido fervida;

Calor

Coloque uma toalha umedecida com água quente sobre o rosto, pois isso ajudará a diminuir a pressão facial, consequentemente aliviando a dor;

Limpe as cavidades nasais

Utilize água destilada (ou previamente fervida) com sal para limpar as narinas. Você deverá pingar dentro de cada narina e deixar escorrer. Este tratamento diário aliviará os sintomas da sinusite, pois o sal é um antibacteriano natural;

Beba muito líquido

Beba muita água para auxiliar o trabalho do muco a diminuir o inchaço da sinusite. Além disso, elimine o consumo de álcool;

Descanse

Para uma boa recuperação da sinusite recomenda-se um bom descanso de pelo menos 8 horas diárias.

Recomendações gerais em caso de sinusite

É sempre importante notar que embora os tratamentos e remédios naturais auxiliem bastante na recuperação da sinusite, é muito importante buscar a opinião de um médico para que você possa identificar exatamente qual a causa e o melhor tratamento para sua condição.

Leia mais:

NARIZ ENTUPIDO EM BEBÊS E ADULTOS: OS 15 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

Fonte: webmd.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...