Chá de casca de laranja - remédio dos bons para enxaqueca, colesterol e muito mais

Você conhece o chá de casca de laranja? Olha, é muito bom mesmo! Para colesterol, enxaqueca, ácido úrico e mais um montão de coisas. Dá uma olhada no artigo. Mas, só faça com casca de laranja orgânica, que você tenha certeza de que não levou agrotóxicos em cima. Vamos lá!

Você já conhece as propriedades curativas da laranja pois, então agora vamos aprender a usar a casca da laranja também. Uso completo pois, a laranja, chupada, espremida, usada por você, vai virar chá, e dos bons. Melhor ainda, dá uma lida neste outro artigo sobre LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE, que eu escrevi dias atrás. Enquanto isso, vai tomando o suco, tá?

Então, depois de fazer o suco de laranja, ou chupar aquela laranja gostosa no final da tarde, separe a casca deixando junto o bagaço e a parte branca, pique e deixe secar na sombra para poder usar sempre que precisar. Mas, cuidado para não mofar, que aí já não servirá de nada, não é!

E, quando precisar, ou sentir vontade, ponha um punhadinho de casca seca na água fervente (a medida é aleatória, algo assim como uma pitada de casca por xícara de chá). Deixe a casca na água bem quente por uns 10 minutinhos, abafado com o pires (isso é uma infusão) ou então, cozinhe a sua casca por 5 minutos (isso é uma decoção). Eu prefiro a infusão pois, senão o calor do fogo alterará a vitamina C que se mantêm na casca da laranja, fresca ou seca à sombra. Tome seu chá fresquinho, sem requentar.

Dizem os que conhecem que este, o chá de casca de laranja, é muito bom para enxaqueca e também para reduzir o colesterol (veja aqui um estudo sobre esse efeito das cascas de frutas cítricas). Claro, para enxaqueca você tomará a sua xícara de chá de casca de laranja sempre que sentir necessidade e, para o colesterol, bem, você precisará de tomar durante um bom tempo, não sei dizer quanto mas, de qualquer maneira, vá tomando, e controlando o seu colesterol. E me conte depois em quanto tempo o seu baixou, está bem?

Leia mais: OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS

Sei que para fazer o chá de casca de laranja com a casca fresca costuma-se usar a medida de 1 casca inteira para 1 l de água fervente. E também já vi a receita ser de meia casca de laranja para esse litro de água - vai do gosto. Se a casca estiver seca, vale a regra que se usa para todas as ervas - um punhado grande de erva fresca ou um punhado pequeno de erva seca, para 1 l de água. Então, eu faço a minha xícara de chá de casca de laranja com 2 pedacinhos de casca seca (+- 1 cm² de casca).

Uma boa dica é você fazer seu chá de casca de laranja, com a receita que preferir, e tomar durante o dia, quantas vezes sentir vontade. Não há restrições mas, você deve aprender a reconhecer o que é melhor para seu corpo, quantas doses é suficiente para você se sentir bem.

E você pode misturar a casca de laranja com cravo-da-índia, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e usufruir dos benefícios somados desses dois componentes.

Leia mais:  CRAVO-DA-ÍNDIA: USOS E BENEFÍCIOS

A casca de laranja é usada, na medicina popular, para tratar também problemas como artrite, gota, excesso de ácido úrico, intestino preso, hipertensão, febre, astenia (fraqueza), cálculos renais, úlceras e obesidade (sim, ajuda a emagrecer pois vai consumindo as gordurinhas extras espalhadas por aí). Para além do mais, este chá é altamente digestivo então, aproveite dele se sentir assim, estufada, certo?

Leia também:

INSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

ERVA-DE-SANTA-MARIA: UMA ERVA SANTA PARA MUITOS USOS

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ