Florais de Bach: tudo o que você queria saber


Você conhece os Florais do Dr. Edward Bach? Este é um sistema de tratamento que utiliza a essência energética de algumas flores, escolhidas por Bach, para tratar os efeitos das principais emoções que dificultam a saúde do ser humano, os medos, as inseguranças, as crises de responsabilidade excessiva ou de irresponsabilidade, a falta de coragem para se olhar de frente um problema, ansiedade, e vários mais.

Eu conheci os Florais de Bach há muitos anos atrás. Fiz um curso introdutório, em São Paulo, e depois me enfronhei no uso desses 38 florais. É muito interessante e se você quiser conhecer mais sobre eles, de uma fonte segura, vá ao site do Bach Center. Vale a pena!

Enfim, o sistema floral de Bach consta de 38 flores que foram determinadas pelo médico pesquisador, fundamentalmente, em função da sua sensação sobre o que a flor poderia dizer a ele, como ser humano. O Dr. Bach, apesar de ser um médico de formação tradicional ocidental, bacteriologista e patologista, depois de uma grave crise pessoal em que sua saúde, e vida, foram postas em xeque, descobriu a necessidade de desenvolver uma visão holística da medicina, ou seja, de que a medicina que ele aplicava olha-se o ser humano como um todo e não como partes doentes.

A cura emocional e a cura física

A base de raciocínio que fundamenta esse sistema floral é de que a cura física do indivíduo passa, primeiro e necessariamente, pela sua cura emocional. E que a cura emocional só acontece quando o indivíduo doente consegue olhar de frente seus medos (a primeira das emoções perniciosas que causam doenças), suas fragilidades, suas inseguranças. Então, com a ajuda das gotinhas de essência energética das flores, tomadas dia a dia, tantas vezes quantas seu corpo pedir, se espera que o indivíduo consiga superar, pouco a pouco, esses entraves e favorecer sua cura física. “Essa cura passa por se conseguir uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada que é o que permitira ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural” (explicou ao Greenme ).

Mas, claro, a cura do corpo físico dependerá, sempre, da capacidade da matéria (sangue e carne) se regenerarem pois, o ser humano tem uma vida carnal finita. Porém, e mesmo sem a promessa de cura total, pois essa, a cura, só depende do próprio indivíduo, esse sistema de tratamento tem se mostrado muito eficiente em ajudar aqueles que recorrem ao seu socorro.

florais bach 2

Será uma questão de fé? Pode até ser, se você entender como fé uma força interior inerente ao indivíduo, aquela força da mente que faz com que você, pessoa de fé, acredite profundamente que o seu esforço terá sucesso. Mas eu já vi muitos bons resultados em pessoas que não se consideram “de fé” assim como também já vi bons resultados em pessoas em coma ou desacordadas, portanto, incapazes de qualquer força mental que se possa chamar fé.

A medicina tradicional, cética e reticente com as inovações que a alteram e ao seu entendimento do “poder de curar” diz que não funciona, que é só placebo, que nas gotinhas não tem mais flor, nem princípio ativo, só água e veículo alcoólico. Bem, eu digo que a ciência ainda não conseguiu demonstrar, por não o saber fazer, o poder energético contido em gotas diluídas de uma flor escolhida, colhida no horário do sol nascer, colocada em água pura ao sol, ou à lua, água depois que é diluída inúmeras vezes e, esse extrato final diluído em brandy. Enfim, mas funciona, e não por falta de equipamentos físicos que o demonstrem. Funciona porque as pessoas melhoram, se reconhecem, se auto-curam, superam seus medos, suas ansiedades e… bom, só você experimentando para saber.

A naturopata Stefania Gangemi, especialista em terapia floral, explicou ao Greenme como funcionam as flores do sistema de Bach.

“O sistema floral de Bach realiza um trabalho em um nível sutil, a essência energética da flor tem uma certa frequência ou energia de vibração que age sobre o campo eletromagnético da pessoa que a toma com o objetivo de equilibrar as emoções.”

A partir de quando se podem notar os efeitos da terapia floral de Bach?

” Os efeitos desta terapia floral podem ser já reconhecidos a partir de poucas, geralmente após um mês, que é um ciclo lunar, de 28 dias. Este é o tempo médio de eficiência desta terapia após o qual deve-se fazer nova pesquisa para confirmar os benefícios e ajustar a fórmula.”

Como é que o Dr. Bach associou determinadas flores a determinadas emoções?

“Bach experimentou durante muitos anos. Seu trabalho teve início em 1930 e terminou a escolha das flores em 1935. Suas hipóteses foram testadas, primeiro nele próprio e logo em voluntários conseguindo uma grande gama de experimentações positivas. Quando em cada 100 pessoas, 100 pessoas reagem da mesma forma a uma flor não pode ser uma coincidência “.

Aqui preciso dizer, lembrar que, o trabalho da terapia floral do Dr. Edwards Bach tem sido experimentado por milhares de pessoas ao redor do mundo desde que as flores do seu sistema floral foram determinadas, desde a década de 1930.

Mas, como se sabe que essa terapia tem mesmo um efeito positivo na pessoa?

“Primeiro, é importante encontrar o remédio certo para cada pessoa e isso é feito através de entrevista, questionários específicos e estudo das características clínicas e psicológicas do paciente. Se esse trabalho não for bem feito você determinará as flores erradas e não terá nenhum resultado. É muito importante se compreender as causas que estão na base do aparecimento dos sintomas. Esse trabalho de investigação de sintomas e flores afins, que é feito junto com o paciente, já é o início do tratamento porque, ele, o paciente, adquire compreensão do que acontece com seu corpo e “sente”, sem saber porque, que a flor determinada é a certa, mesmo sem saber o seu significado “.

Bom, um comentário aqui no meio dessa entrevista. Tem gente mais sensitiva que outras, também tem gente mais crédula que outras, tudo é possível mas, a base de qualquer trabalho de autoconhecimento sempre é a confiança. Sem confiança não é possível sequer o terapeuta detectar qual flor te servirá porque a energia, o fluxo de energia entre paciente e terapeuta ficará bloqueado.

“É importante ressaltar que a terapia floral de Bach não pretende substituir nenhum tratamento médico mas, pode ser definitivamente um bom suporte”.

Em um próximo artigo falarei das 38 flores que Bach trabalhou. São lindas. Te garanto. E eficazes para nos ajudar a nós, humanos, nessa caminhada terrena que é tão atribulada.

Talvez te interesse ler também:

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

APRENDENDO COM AS PLANTAS A EQUILIBRAR-SE FÍSICA, ENERGÉTICA E ESPIRITUALMENTE

ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...