Citronela: usos, propriedades e qualidades medicinais

Citronela

Aquele capim verdinho, que dá em moitas grandes na beira da estrada, cheiroso que só...A citronela você conhece, não tenho dúvidas! Uma planta da família das gramíneas (Graminae ou Poaceae), que quer dizer capim, gramas ou relvas, assim como o capim-santo ou erva-príncipe, o arroz, o milho, o trigo, a cevada, a cana-de-açuçar e até o bambu.

Se você reparar, todas essas plantas têm a folha comprida, com nervuras paralelas, formam moitas e suas raízes são espalhadas pelo chão formando uma trama bem forte, que segura a terra.

Usos e propriedades

* Ótimas para controle de erosão e, no mundo, compõem o 20% das pastagens naturais. A citronela, como o capim-santo, tem as folhas com beiradas muito afiadas (cuidado com os dedos quando for colher, corta mesmo). Seu nome em latim, para não confundir com outras, é Cymbopogon winterianus ou Cymbopogon nardus (duas espécies com as mesmas qualidades) e é originária da Ásia, Indonésia e Sri Lanka. Portanto, uma planta bem tropical, de clima úmido e ensolarado. Já o termo “capim” é palavra de origem tupi, caá pi’i, que quer dizer “folha delgada”.

* Mas a citronela nos interessa pelo seu alto teor de óleo de citronela, que é uma essência aromática natural, de aroma semelhante ao do limão, muito usada tanto na indústria cosmética como para a fabricação de repelentes.

* Os repelentes de citronela têm sua eficácia comprovada no controle de insetos perturbadores do gado, como o carrapato bovino [Rhipicephalus (Boophilus) microplus], da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) e da mosca doméstica (Musca domestica). Se quiser conhecer mais sobre esse trabalho científico, leia aqui.

Como extrair o óleo de citronela?

O óleo de citronela é extraído por “arrasto de vapor”, que significa dar um forte banho de vapor, prolongado, nas folhas escolhidas (bem verdinhas e sadias). O vapor quente, ao passar pelas folhas, carrega o óleo essencial que, ao se condensar na tampa da panela, se separa da água. Quer dizer, as gotinhas de óleo essencial na tampa, as de água, escorrem e caem. Este é o método mais correto de se extrair o óleo mas, você também pode conseguir sua essência de citronela ao mergulhar as folhas escolhidas e picotadas numa solução de água e álcool a 30%. Assista no vídeo abaixo a explicação completa de como fazer.

Qualidades medicinais da citronela

A citronela é usada como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Também é usada como repelente, uso externo, e como remédio para febres intestinais e outros distúrbios digestivos. É um dos óleos preferidos para a aromaterapia doméstica já que é bastante fácil de se cultivar em casa.

Cuidados e contraindicações

O óleo de citronela não é fotossensibilizante, pode ser usado diretamente na pele mas, a sua ingestão deve ser evitada por grávidas durante o primeiro trimestre de gestação e por cardíacos.

O uso interno deve ser sempre, em qualquer planta, cuidadoso, pois a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem para além de que as pessoas são diferentemente sensíveis.

Leia também:

seta

COMO PLANTAR CITRONELA EM CASA

seta

COMO FAZER REPELENTE CASEIRO