Razões para ser otimista

Razões para ser otimista

Ontem comemoramos o Dia da Terra! E para Mark Tercek, Presidente da TNC (The Nature Conservancy, uma mas maiores ONGs ambientais do mundo), há razões para estar otimista. Sabemos que pessoas e natureza ao redor do mundo têm enfrentado desafios concernentes às mudaças climáticas, aumento na frequência e intensidade de catástrofes naturais e também disputas pelos recursos naturais.

Por outro lado, muitas pesquisas têm apontado um apoio abrangente em favor da conservação ambiental. Nós assistimos a um aumento considerável em áreas de proteção ambiental ao redor do mundo. Cada vez mais comunidades têm considerado, em seu planejamento, a preocupação com a natureza e a redução de riscos ambientais. As mudanças climáticas entraram na agenda de muitos países, e a ciência tem apontado mais explicações e estratégias para lidar com os desafios ambientais.

É reconfortante saber que há uma comunidade muito diversa de ONGs ambientais que têm apontado um amplo espectro de soluções para os problemas ambientais. Uma comunidade que pode ter abordagens diferentes, mas com um objetivo em comum: um planeta saudável e verdejante, onde pessoas e a natureza possam vicejar.

Para Mark Tercek, a abordagem da TNC se resume a três palavras: proteger, transformar e inspirar.

'Proteger' é uma das principais estratégias do movimento ambiental. Consiste tanto em preservar quanto em recuperar, e inclui reconstruir um recife de corais, replantar uma floresta, restaurar uma área de cerrado, ou simplesmente conservar uma área com uma exuberante biodiversidade sem par em nenhum outro lugar do mundo.

'Transformar' – uma das estratégias mais importantes, ajudar as pessoas a usar a natureza de uma forma mais sustentável.

O executivo cita um exemplo de um fundo ambiental que a entidade fomentou em Quito, Equador, que pode servir de exemplo para a crise hídrica que ameaça as regiões mais populosas do Brasil. A estratégia envolve uma empresa de bebidas, o banco Interamericano de Desenvolvimento e o GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente, na sigla em inglês).

O fundo visa à conservação de nascentes e mananciais. Para tanto, as empresas a jusante que utilizam as águas contribuem voluntariamente para o fundo, economizando dessa forma recursos que teriam que despender para tratar a água.

A estratégia é 'ganha-ganha-ganha': pois com ela se mantém a abundância no fornecimento de água limpa para os usuários, as comunidades locais são beneficiadas por um ambiente mais saudável e o habitat, a flora e a fauna são preservados.

'Inspirar' é o que nos ajuda a trazer mais e mais pessoas para o nosso lado. Muitos de nós já amamos a natureza por si mesma.

Mas sensibilizar, encantar as pessoas pela causa ambiental, é o caminho para reunir mais pessoas e fortalecer o compromisso que muitos já têm com esse trabalho.

A boa notícia é que a maioria das pessoas já reconhece os muitos benefícios com que a natureza provê à humanidade.

Essa sensibilização vêm através da abordagem de centrar nosso trabalho no valor da natureza e dos serviços que ela nos presta, tais como ar puro, água e solo essenciais à nossa vida, áreas verdes que tornam nossas cidades mais suportáveis e saudáveis.

Esse aspecto também envolve a preparação de líderes para o futuro – e começa por fazer com que crianças e jovens saiam mais de ambientes fechados e tenham contato mais direto com a natureza.

Tercek apresenta sugestões para ajudar a proteger, transformar e inspirar neste Dia da Terra:

Apoiar a ONG ambiental de sua escolha. Mesmo as maiores têm enormes carências de recursos: de acordo com dados da ONG Global Canopy Programme, os recursos para financiar anualmente a necessária preservação ambiental seriam 290 bilhões de dólares, mas atualmente destinam-se apenas pouco mais de 50 bilhões de dólares para essas atividades.

Voluntariar-se junto à sua entidade predileta, ou fazer com que os governantes saibam da importância que muitos de seus eleitores dão à causa ambiental: exercer sua cidadania.

Promover o contato das crianças com a natureza.

Assim, podemos aproveitar o Dia da Terra para promover essa reflexão, bem como nos confortar pelo fato de que muitas pessoas já trabalham pelo meio ambiente ao redor do mundo – mas esse movimento depende de mais e mais pessoas para seguir adiante!

E fica o conselho: todos os dias é dia de cuidar do planeta onde você vive!

Fonte foto: freeimages.com