Câncer: seu cafezinho diário faz bem à saúde

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Muitos estudos têm dado informações sobre os benefícios da ingestão rotineira de café para os doentes de câncer. Agora, segundo uma publicação do Journal of the Clinical Oncology, o consumo habitual de café pode aumentar as condições de sobrevida dos que têm câncer de cólon e intestino, protegendo os pacientes de reincidências.

O que afirma esse estudo é que, pacientes em tratamento de cirurgia e quimioterapia, que consomem de quatro a mais xícaras de café por dia têm 42% menos chances de registrar reincidências no câncer tratado, em comparação com aqueles que não consomem a bebida. Quatro xícaras de café por dia corresponde a uma média de 460 miligramas de cafeína pura. Esta seria a boa medida.

E parece que há uma idéia de que os consumidores de café têm, em geral, 33% menos chances de morrer de câncer, que os demais pacientes, por exemplo, em casos de remissão de melanoma, câncer de fígado, de mamas ou de próstata. Porém, a medicina ocidental tem cautela ao considerar a ingestão rotineira de café como um tratamento alternativo.

Essa boa nova é apontada em vários estudos científicos realizados mundialmente, mas e por que isso acontece?

Qual o efeito do café sobre as células cancerosas?

Bom, ao que parece, os pesquisadores apontam que este efeito se deve à cafeína, mas ainda não está claro qual o motivo da cafeína atuar dessa maneira promissora na cura do câncer. Uma hipótese resulta da descoberta de que a ingestão de café, com cafeína, tem a possibilidade de redimir a diabetes melitus tipo II, e pensa-se então que o corpo fica mais sensível à menor quantidade de insulina.

Extrapolando-se este efeito, a conclusão é de que a cafeína ajuda na redução das inflamações que são fatores de risco tanto para o câncer quanto para a diabetes.

Leia também:

CAFÉ: QUEM DISSE QUE FAZ MAL AO CORAÇÃO?

CAFÉ COMO VIAGRA PARA A DISFUNÇÃO ERÉTIL

Fonte foto: freeimages.com

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook