Vitamina D é preciso

A gente mora num país tropical, o Brasil, e temos falta de vitamina D no organismo? Sim, é a verdade!

Não falta sol aqui, mas as pessoas se expõem pouco ao sol por causa do uso excessivo dos bloqueadores solares, da vida sedentária que as mantêm em um escritório fechadas, ou mesmo, da falta da prática de atividades físicas ao ar livre.

E, saiba você que o necessário é, todos os dias a sua pele sentir o sol de forma direta.

O médico Daniel Salomão diz que a reposição oral da vitamina D costuma ser impraticável e insuficiente por ser de baixa concentração no organismo humano. A vitamina D é fundamental para a mineralização óssea, para a absorção do cálcio pelo organismo, além de controlar a perda do cálcio pela urina.

É sintetizada pela pele quando exposta aos raios ultravioletas tipo B e UVB e a exposição solar pode ser usada como terapia, como tratamento.

O tempo de exposição ao sol depende da cor da pele. As pessoas de pele mais escura precisam de maior tempo de exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, sem nenhuma barreira, ou seja sem roupa ou bloqueadores solares.

Os melhores horários para a exposição solar visando a sintetização da vitamina D pelo organismo humano é entre as 10 h da manhã e as 17 h da tarde, quando há maior incidência de raios solares da série UVB.

E, segundo afirma o coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ives Campbell, esse tempo de exposição direta ao sol, nos horários acima descritos, sem bloqueadores ou outras proteções, não causará nenhum prejuízo à saúde como o temido câncer de pele ou mesmo, o envelhecimento precoce.

Leia também:

seta

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

setaB12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA

setaQUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?