10 maus hábitos que aumentam as rugas


Rugas são traços que aparecem naturalmente na pele pelo processo de envelhecimento e pela repetição de expressões. Contudo, podemos tentar evitar o aparecimento precoce de um sinal normal e natural que surgirá, mais cedo ou mais tarde, em cada um de nós.

Normalmente, as rugas mais importantes aparecem nas áreas do rosto, mãos, pescoço e antebraços, e em qualquer caso, nas áreas do corpo que são mais facilmente expostas ao sol. Nas pessoas de pele clara, a exposição solar é uma das principais causas das rugas.

Entre outras causas do aparecimento das rugas, além da idade obviamente, estão o excesso de fumo e álcool, a desidratação e o uso de determinados medicamentos. 

Podemos tentar evitar o aparecimento de rugas precoces, eliminando ou reduzindo alguns maus hábitos, como os abaixo assinalados.

1. Dormir em posição errada

Quem nunca se olhou no espelho subitamente depois de ter acordado e notou rugas a mais?

O sono é essencial para a saúde do corpo e para a regeneração da pele. Dormir o número de horas suficientes a cada noite, nos faz acordar revigorados, nos sentindo mais jovens. Porém, devemos prestar atenção na posição do nosso rosto enquanto dormimos. Dormir com a barriga para baixo ou de lado pode levar à formação precoce de rugas por causa da localização e da pressão do rosto sobre o travesseiro. Os especialistas recomendam, portanto, sob esse ponto de vista, dormir de barriga para cima.

2. Expressões faciais repetitivas

As expressões faciais são muito importantes para a nossa comunicação com os outros, mas algumas expressões repetidas em demasia e com muita ênfase, e alguns tiques, podem levar ao aparecimento precoce de rugas, no momento em que os músculos faciais perdem a sua flexibilidade e acentuam as linhas em seu rosto. É bom notar os movimentos muito acentuados na face, tentando manter o rosto o mais relaxado possível durante o dia. 

3. Excesso de fumaça

Aqueles que fumam devem se preparar para o aparecimento de rugas precoce. O ato de fumar está incluído entre as causas de doenças cardíacas, hipertensão e câncer. Estas são doenças que podem ser associadas com o envelhecimento, o que por sua vez está relacionado com problemas de oxigenação do sangue e toxinas, às quais o corpo é exposto. Fumar não apenas provoca o envelhecimento precoce como faz com que os músculos faciais usados no ato de fumar, formem rugas pela repetição do movimento. A exposição passiva ao fumo também pode irritar a pele.

4. Exposição solar incorreta

A exposição à luz ultravioleta (UV) é uma das principais causas de sinais prematuros de envelhecimento na pele. Quando você se expuser ao sol por longo tempo para se bronzear, proteja a pele com filtros solares. Lembre-se que a exposição ao sol é saudável, correta e essencial para o nosso corpo, pois nos permite sintetizar a vitamina D.

5. Consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde em geral, assim como o é para a pele, que, lembre-se, é um verdadeiro órgão no nosso corpo. O álcool acelera o processo de envelhecimento e priva o corpo de vitamina A, um poderoso antioxidante que contribui para a produção do colágeno. O álcool também age como diurético e pode provocar a falta de hidratação correta que por sua vez, também danifica a pele.

6. Dormir maquiada

Remover a maquiagem antes de dormir é muito importante porque durante o dia, no nosso rosto, se acumulam vestígios de fumaça e poluentes. A pele deve estar limpa e livre para respirar durante o sono por isso é bom limpá-la antes de dormir retirando inclusive a maquiagem. Após a remoção de maquiagem, pode-se aplicar um creme específico ou um óleo para a prevenção dos sinais do tempo. Nós escolhemos sempre o mais natural e ecológico possível.

7. Fazer esfoliação com muita freqüência

Esfoliar a pele é benéfico para remover as células mortas, sujeira e toxinas, mas não exagere, para não expor a pele aos tratamentos demasiado frequentes e agressivos. Fazer esfoliação  com muita freqüência pode privar a pele de seus óleos naturais, substâncias protetoras e amigas de juventude, deixando a pele vermelha e irritada. 

8. Tomar banho com água quente demais

Um banho quente depois de um longo dia é uma verdadeira bênção, mas a água muito quente, a longo prazo, pode causar problemas de pele e danificar a sua barreira de proteção que é fundamental para a prevenção de rugas. Melhor para mudar os hábitos e fazer banhos mornos para proteger a pele e não irritá-la

9. Negligenciar o contorno dos olhos

O olho é uma das áreas mais delicadas, não só do nosso rosto, mas também de todo o corpo. Rugas ao redor dos olhos nos fazem parecer mais velhos do que somos. A pele em torno dos olhos é fina e pode ser facilmente danificada com a exposição aos raios UV. Para prevenir as rugas ao redor dos olhos, não podemos negligenciar esta área do rosto. Nós podemos cuidar dela com massagens suaves, realizada com as pontas dos dedos. Desta forma, iremos ativar a sua circulação e o seu rejuvenescimento.

10. Negligenciar mãos e pescoço

Outras áreas do corpo onde podem facilmente aparecer rugas são as mãos e pescoço. Provavelmente em nossa rotina diária, tendemos a negligenciá-las. Melhor cuidar das mãos e do pescoço para manter uma aparência jovem e prevenir o envelhecimento. Podemos usar hidratantes naturais para estas áreas fazendo massagens que ativam a circulação e mantêm a pele jovem.

Talvez te interesse ler também:

Faça você mesmo cremes antirrugas

Óleo de coco: 10 extraordinários usos alternativos

Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais

Fonte foto: alkaliaesthetics.co.uk




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...