Como se recuperar de uma noite sem dormir?

recuperar de uma noite sem dormir?

O repouso que se costuma fazer depois do almoço, a famosa sesta, ou qualquer cochiladinha rápida que às vezes nos escapa, além de ser uma delícia, faz bem à saúde! É o que confirma a ciência.

Uma nova pesquisa conduzida pela Universidade Sorbonne mostrou que bastam 30 minutos para reduzir o estresse e ajudar o nosso sistema imunológico, até mesmo depois de uma noite sem dormir.

O estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, confirmou os benefícios da sesta curta concedidas aos homens, que durante o teste tinham dormido apenas duas horas na noite anterior.

Os pesquisadores examinaram a relação entre funcionamento hormonal e sono em um grupo de 11 homens saudáveis, com idades entre 25 e 32 anos. Eles foram submetidos a duas sessões de sono em um laboratório onde a comida e a iluminação eram rigorosamente controladas.

Durante uma dessas experiências, o sono dos participantes foi limitado a duas horas por noite, seguido no dia seguinte por um cochilo de duas horas para alguns e de trinta minutos para outros.

Então os cientistas analisaram a urina e saliva dos indivíduos para determinar o efeito de falta de sono, examinando níveis alterados de hormônios antes e depois das sestas concedidas.

Depois de uma noite de sono restrito, os voluntários tiveram os níveis de noradrenalina aumentado por duas vezes e meio. Noradrenalina é um hormônio do sangue, mas também um neurotransmissor que desempenha um papel importante na resposta do organismo ao estresse, aumentando a sua frequência cardíaca, a pressão arterial e o açúcar no sangue.

Assim, os pesquisadores descobriram que os níveis de noradrenalina voltam ao normal de novo, depois de um breve cochilo.

A falta de sono também afeta os níveis de interleucina-6, uma proteína que possui propriedades antivirais contidas na saliva. Este hormônio foi muito menor entre os participantes do estudo que tinham dormido pouco, mas também haviam retornado aos níveis normais após um curto período de descanso.

O estudo demonstrou portanto que uma sesta, mesmo que muito curta, restaura os níveis de hormônios e proteínas que combatem o estresse no corpo, e, ao mesmo tempo, atua sobre o correto funcionamento do sistema imunitário. "Nosso trabalho sugere que apenas 30 minutos de cochilo pode reverter o impacto hormonal de uma noite ruim", disse Brice Faraut, pesquisador da Sorbonne e um dos autores da pesquisa. "Este é o primeiro estudo que mostra que um cochilo pode restaurar a saúde do sistema imunológico e neuro-endócrino".

Tenha em mente isso, se você tiver a oportunidade de desfrutar de alguns minutos de uma merecida cochilada restauradora.

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